Alunos de distrito vão a praia pela primeira vez - Jornal Fato
Geral

Alunos de distrito vão a praia pela primeira vez

Vinte e nove alunos de Burarama, em Cachoeiro, conheceram o mar após professora perceber que jamais haviam estado no litoral


- Internauta

Alunos do 6º ano, da escola estadual Wilson Resende, de Burarama, estiveram na praia pela primeira vez. O passeio aconteceu na manhã de ontem (06), em Itaipava, Itapemirim.

A professora de português, Fabiana Brito Gava, conta que há 30 anos, a escola costumava à levar os alunos em passeio na praia, porém, isso se acabou. Após o projeto de leitura e redação, com leitura e estudado do livro "A Praia", ela notou que a maioria dos alunos nunca havia ido ao litoral. Só imaginavam como seria ela.

"Em conversa com a direção da escola, tive o apoio para que muitos sonhos naquela classe fossem realizados. Porém, precisaríamos de verba para ajudar, pois nossos alunos não têm condição de se bancar em um passeio. Eu e a professora de artes, Simone Marques Gava, pedimos verba de familiares, amigos e comerciantes. Conseguimos mais do que precisávamos. O transporte também foi doação de uma empresa", disse.

Burarama é distrito de Cachoeiro, localizado à 45km do centro da cidade.  A caravana saiu de lá, por volta das 7h00 e retornou às 17h00.

"A empolgação das crianças, a felicidade delas, foi a nossa satisfação. Tivemos aluno estava com receio, porém um coleguinha o incentivou e, com o tempo, conseguiu com que ele entrasse na água. Fomos em 29 alunos, duas professoras e duas mães que nos acompanharam", disse a professora que incentivou a leitura.

 

GINCANA 

                                                                                                   

Na chegada, os alunos foram recebidos por salva vidas da cidade, com o projeto "Gincana Kids". O guarda vidas Luciano Messias, que conduziu a dinâmica com os alunos, explica que o projeto é realizado com base nas ações da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).

"Aderimos às ações da Sobrasa, que são repassadas para nós, e criamos a Gincana Kids, como forma de usar o esporte como ferramenta de prevenção ao afogamento. A gente faz a gincana e no final, damos uma palestra informativa para as crianças. Conseguimos até fazer um certificado de atleta mirim para elas", disse o guarda vidas.

A pedagoga também contou que eles foram a atração da praia. Curiosos se aproximavam para saber o que estava acontecendo. Turistas do estado de Minas Gerais se encantaram com a presença das crianças e a história, os presenteando com picolés.

Segundo a diretora da escola, Daniella Gava dos Santos, no começo, os pais ficaram com receio, mas a escola mandou bilhete explicando todos os detalhes do que aconteceria por lá e principalmente a presença dos profissionais com experiência ao mar.

"Muitos nos procuraram e estivemos a disposição. Não tínhamos o intuito de convencer a liberação dos pais, e sim, passar segurança e confiança para eles, e no final deu tudo certo. Diante disso, nós, escola, no próximo ano, faremos desse passeio projeto da escola, para realizars o mesmo sonho de outros alunos", disse a diretora.

 

PROJETO GINCANA KIDS

A Gincana Kids é realizada desde 2016, e inspirada em um projeto da secretaria de educação chamado "Guarda Vidas nas Escolas", onde os profissionais visitam todas as escolas do município, ministrando palestras de orientação e prevenção ao afogamento.

Os guarda vidas fazem postagem e transmissões de vídeo em seus perfis pessoais das ações realizadas em Itapemirim, e foi através disso que a diretora da escola de Cachoeiro, chegou até eles e solicitou a realização da gincana para as crianças.

As escolas que tiverem interesse em solicitar a realização da gincana, podem entrar em contato com as secretarias de Defesa Social ou Defesa Civil, de Itapemirim, e fazer o pedido.

Comentários