Prefeitáveis em profusão - Jornal Fato
Artigos

Prefeitáveis em profusão

O número de "prefeitáveis" em Cachoeiro impressiona


Foto: Arquivo FATO

O número de "prefeitáveis" em Cachoeiro impressiona. Entre os autodeclarados e especulados, dá para completar os dedos das duas mãos. Algo que em muito se aproxima do que ocorreu em 2016, com razões semelhantes, mas alguns ingredientes novos. 

O vácuo de lideranças foi provocado pela incapacidade dos ex-prefeitos Roberto Valadão (MDB), Theodorico Ferraço (DEM) e Carlos Casteglione (PT) de criar ou deixá-las florescer. A morte prematura de Glauber Coelho e a mudança de vida de Rodrigo Coelho, agora conselheiro do Tribunal de Contas, ampliaram o vazio.

Com isso, chega-se ao limiar do processo eleitoral em que o novo eleito - dentre os muitos novos da eleição passada -, agora é o nome a ser batido, pela densidade que ganhou no exercício do cargo.

Estamos, ainda, no início desta nova realidade.  E, como falta alguma coisa no meio, é comum, e saudável, a aparição de novos nomes e a tentativa de antigos de voltar.

A fragmentação antecipa processo eleitoral sem grupos hegemônicos na disputa, como se acostumaram os cachoeirenses nas últimas décadas. E, sem hegemonia, todos se sentem em condições de concorrer. Ou de, ao menos, colocar o nome em busca de posicionamento melhor nas composições de forças que se seguirão.

 

"O passado nunca conhece o seu lugar. O passado está sempre presente."

Mário Quintana

 

DESTAQUE. Acontece amanhã (16), o 1º Seminário de Prevenção ao Suicídio de Cachoeiro, das 19h00 às 22h00, na escola Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários. O palestrante será o escritor e psicanalista Eduardo Lucas Andrade

 

Sobe

Finanças do ES

Desde 2012 o Espírito Santo recebe a nota máxima da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) quanto à Capacidade de Pagamento do Estado (Capag). E mais uma vez foi confirmado: o Espírito Santo recebeu nota A, sendo o único do País a alcançar esse patamar. O ranking dos Estados foi divulgado, na manhã desta quarta-feira (14), no Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais 2019.

 

Desce

Vazamento de gás

Não chegou a haver pânico, mas foi uma situação bastante tensa o vazamento de gás provocado pela ruptura de tubulação na rua atrás do Shopping Sul, mas os clientes ficaram impedidos, por prudência, de retirar os veículos do estacionamento, enquanto o gás não se dissipasse. O acidente aconteceu quando uma escavadeira, que abria valeta para instalação elétrica de uma loja, atingiu a tubulação que passa por ali. 

 

Notas

PL Stalker

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou na manhã de ontem, por unanimidade - 18 votos a favor -, projeto da senadora Rose de Freitas (PODE-ES) que tipifica como crime a perseguição ou assédio a alguém de maneira continuada, na internet ou presencialmente. A proposta, o PL 1414/2019, é conhecida como PL Stalker - termo normalmente usado para classificar o autor desse tipo de perseguição. Por ser de caráter terminativo, o projeto não precisa ir a plenário e segue direto para análise da Câmara dos Deputados - caso não haja recurso que solicite a ampliação do debate no Senado.

 

Reforma Tributária

A Comissão Especial da Reforma Tributária aprovou requerimento de autoria do coordenador da bancada capixaba no Congresso Nacional, deputado federal Da Vitória (Cidadania), para debater no Espírito Santo a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/2019, que prevê alterações no sistema tributário brasileiro. Ainda não foi marcada a data para audiência. A comissão tem três meses para aprovar parecer sobre a proposta.

 

Vias de fato

As coisas andam quentes no litoral sul. Num dia, ex-diretor do Detran de Marataízes é preso, no outro, a secretária de Educação de Piúma, acusada de vender diplomas.

 

Ainda em Marataízes, empresa de serviços urbanos envolvida em investigação de corrupção, teve dois ônibus incendiados no seu pátio.

 

A deputada federal Norma Ayub (DEM) é apontada como pré-candidata a prefeita de Marataízes. Pela votação que teve no município para se eleger deputada, tem muita chance.

 

A Prefeitura estrutura circuito turístico em São Vicente e pretende que o Estado reestruture ponta na Usina São Miguel para facilitar o acesso. Projeto já está pronto.


Wagner Santos Diretor e editor Jornalista

Comentários