Matriz Velha de Cachoeiro comemora 135 anos - Jornal Fato
Religião

Matriz Velha de Cachoeiro comemora 135 anos

Haverá missa solene e confraternização para celebrar a data


Foto: Divulgação

A Igreja Nosso Senhor dos Passos, conhecida como Matriz Velha, de Cachoeiro de Itapemirim, celebrará no próximo domingo (10) 135 anos. Para comemorar, haverá missa solene às 19h.

Durante a celebração, o pároco da Matriz, padre Evaldo, entregará para 14 pessoas, ex-lideranças da comunidade, a benção do Nosso Senhor dos Passos, que é uma homenagem simbólica àqueles que tenham contribuído com a igreja de alguma forma durante anos.

"São pessoas que colaboraram na organização e manutenção do templo", explicou.

Para o padre, esse é um momento importante para a história e também para os fiéis que se reúnem no local.

"Nessa missa vamos agradecer a Deus por esta igreja tão importante no sul do Estado. É uma referência e procurada por muitos para realização de casamentos, batismo e orações", destacou o presbítero.

Após a missa, haverá confraternização no salão de festas da igreja.

 

História

A Igreja recebeu a bênção inaugural no ano de 1884, sendo uma capela de propriedade particular do capitão Francisco de Souza Monteiro. Capitão Francisco, além de personalidade importante na época, era pai de figuras políticas e religiosas da cidade, como Bernadino Monteiro, Jerônimo Monteiro (o então governador do estado) e Dom Fernando Monteiro, que foi o primeiro bispo nomeado no Espírito Santo.

A capela de Nosso Senhor dos Passos foi doada à paróquia, passou por diversas reformas no ano de 1882 e começou a funcionar como Matriz de Cachoeiro de Itapemirim em 1884, já dedicada a São Pedro Apóstolo, padroeiro da cidade.

Comentários