Matriz Velha comemora 30 anos como paróquia - Jornal Fato
Religião

Matriz Velha comemora 30 anos como paróquia

A programação segue até domingo (22), quando haverá missa, almoço e bolo


A Igreja Nosso Senhor dos Passos celebra nesta semana 30 anos como paróquia. A comemoração começou no último sábado (14) e segue até domingo (22), com missa, almoço e bolo.

A Matriz Velha, como é conhecida, já tem 135 anos, mas ainda é nova como paróquia. De acordo com o pároco padre Evaldo Praça Ferreira, desde o início do povoado de Cachoeiro de Itapemirim a Igreja principal, que era pequena, funcionava no bairro Baiminas, mas foi levada pela enchente.

"Depois disso, o capitão Francisco na época doou sua capela particular, que virou a paróquia de São Pedro, e assim ficou até a década de 50. A cidade aumentou e construíram uma igreja nova, que é agora a Catedral", comenta.

Após essa mudança, em 1884, a capela doada por capitão Francisco, depois de diversas reformas, passa a ser chamada Matriz Velha. "De 1958 em diante, a igreja era utilizada para casamentos e velórios. E, em 1989, virou a paróquia Nosso Senhor dos Passos", menciona.

Segundo o padre, para comemorar os 30 anos, foram chamados os ex-párocos para celebrar missas nas 26 comunidades pertencentes à paróquia.

No domingo, haverá missa no Celp, escola particular que fica na mesma rua da Matriz Velha, às 10h. Depois da celebração haverá almoço com churrasco no valor de R$ 15,00. E, logo após, os fiéis poderão cantar parabéns para a Igreja com um bolo de 30 metros.

Comentários