Conheça a tradicional Igreja de São Francisco de Assis em Cachoeiro

O templo, que passa a impressão de modernidade, esconde, na verdade, uma trajetória de quase 70 anos de fé e devoção

04/10/2024 17:27
Conheça a tradicional Igreja de São Francisco de Assis em Cachoeiro /Fotos: Diocese de Cachoeiro

Quem trafega pela Linha Vermelha, no bairro Km 90, ou Avenida Jones dos Santos Neves, em Cachoeiro de Itapemirim, não tem como escapar do encantamento que provoca a Igreja São Francisco de Assis, no alto de uma pequena colina.

O templo, que passa a impressão de modernidade, esconde, na verdade, uma trajetória de quase 70 anos de fé e devoção.

Para os católicos mais fervorosos, se trata de uma construção de Deus. Já para quem conhece melhor a história, a obra é resultado do esforço dos religiosos da época que conseguiram erguer a igreja para que o povo pudesse exercitar ali sua fé.

A Igreja de São Francisco de Assis foi inaugurada no dia 9 de outubro de 1955, com a presença de grande número de fiéis, além do Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Consolação ? Frei Antolin Rodrigues ? e contou com a presença do Governador do Estado do Espírito Santo ? Francisco Lacerda de Aguiar ? e de Dona Castorina Passoni que doou o terreno para a construção da igreja.

Por um bom período essa igreja foi administrada pela Ordem dos Jesuítas e no ano de 1978 passou à Administração da Ordem dos Agostinianos Recoletos até a criação da Paróquia dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, a qual pertence atualmente.

Hoje a igreja tem a capacidade de acolher 200 pessoas. O ambiente é cuidado para que os fiéis sintam-se em casa no lar espiritual de São Francisco. A equipe de limpeza cuida diariamente para que o templo esteja aconchegante para todos os devotos. Nesta manhã aconteceu a tradicional benção dos animais.

 

Inauguranção do Templo

 

 

Igreja Atualmente

 

 

São Francisco de Assis

 

 

São Francisco nasceu e morreu na cidade de Assis, na Itália. O nome de batismo era Giovanni di Pietro di Bernardone. O ano de nascimento é incerto, algo entre 1181 e 1182. Era filho de um próspero comerciante. Ou seja: a pobreza não fazia, exatamente, parte da vida do futuro santo até então.

Crescido, Giovanni chegou a ser soldado. Lutou na guerra que a cidade de Assis travou contra Peruggia, também na Itália, mas não foi bem sucedido: se tornou prisioneiro de guerra e ficou cativo por aproximadamente um ano.

Aos poucos, de um jovem que gostava de curtir a vida, o futuro São Francisco foi se tornando mais humilde. Conta a história que, certa vez, ele cobriu um homem leproso com seu manto e o beijou na face.

Aos poucos, São Francisco começou um processo de afastamento da antiga vida. Chegou a se retirar em uma caverna para orar e meditar. Um dia, foi orar em uma igreja afastada da cidade. A tradição diz que ele recebeu um pedido de Deus: estava na igreja da Porciúncula e, nessa aparição, diante do crucifixo de São Damião, veio uma voz dizendo: 'Francisco, reforma a minha igreja'. E daí ele começa um processo de reforma na igreja, física mesmo, trabalhando como pedreiro. Depois ele vai descobrir que era uma reforma espiritual.

O pai de Francisco descobriu que ele estava fazendo este movimento todo. E, na praça de Assis, Francisco se despiu e entregou as roupas ao pai. Foi um processo de rompimento com o mundo. A renúncia a qualquer bem material não é exatamente uma criação de Francisco, que, ao longo de sua jornada religiosa, fundaria a ordem dos franciscanos ?formalmente conhecida como Ordem dos Frades Menores. Mas é possível dizer que o futuro santo foi responsável por elevar o voto de pobreza a um patamar de importância ímpar.

Ele viveu em uma época que teve Cruzadas, conflitos internos na igreja e grandes reformas diante da figura do papa Inocêncio III. E Francisco de Assis mostra que, para combater aquilo que fere a fé, a vida, é preciso a pobreza. Pobreza como ideal de vida.

Como jovem, conseguiu trabalhar as inquietações de sua juventude entre as polaridades guerra e paz. Ele entendeu que a paz era um projeto de vida, ele ressignificou o mundo do seu tempo com a paz. A mensagem dele é atual ainda, mesmo depois de oito séculos. O olhar de São Francisco de Assis se estendeu além dos pobres. Ele também teve uma relação bem próxima com os animais, a ponto de ser considerado padroeiro, e com a natureza.