Canção de Leandro Alves vence Festival de Música Diocesana 2024

Ele foi campeão na etapa final do Festival de Música Diocesana - FEMUD 2024, com a composição 'Pertença' e levou o prêmio de ter sua música gravada em estúdio

23/09/2024 08:40
Canção de Leandro Alves vence Festival de Música Diocesana 2024 /Fotos: Diocese de Cachoeiro

Em uma tarde marcada pela diversidade de ritmos e estilos, o diretor da Rádio Diocesana FM 95,7 entregou, no último sábado, 21 de setembro, o prêmio de 1º lugar para o compositor Leandro Alves Pestana. Ele foi campeão na etapa final do Festival de Música Diocesana ? FEMUD 2024, com a composição 'Pertença' e levou o prêmio de ter sua música gravada em estúdio.

O segundo lugar ficou para 'O Nosso Lugar', do Canto dos Anjos. Eles levaram um troféu produzido com exclusividade pela Gráfica Diocesana. Cleivison Gonçalves Pinheiro arrebatou o terceiro lugar com a música 'Somos tua Igreja'.

Com o tema ?sinodalidade?, a competição contou com 26 composições inscritas, que foram para o processo de curadoria, passando por especialistas da área musical, teológica e pastoral que avaliaram o material cantado, letras, melodia e demais critérios técnicos e, conforme definido no edital, dez composições foram submetidas ao voto popular no site da Rádio Diocesana FM 95,7, organizadora do festival. Dessas composições, as cinco mais votadas avançaram para grande final e se apresentaram no FEMUD.

?Adorei o resultado. Na minha opinião, foi muito acertado o retorno desse festival. É essa mistura que faz esse festival ser tão bonito e, vale destacar, não foi um tema tão simples para os compositores. Estão de parabéns! Em 2025, eu já desafio a Rádio Diocesana a fazer o festival ainda maior, surgiu Nicolas Soares.

Já o Diretor da Rádio Diocesana, padre Enildo Genésio de Souza comemorou a realização do Festival. ?Muito feliz por mais essa realização. O festival vai crescer muito e, neste ano, foi muito diverso em ritmos e letras porque cada um cantou o que pensa, o que defende, mas sempre embasado pelo tema da sinodalidade, proposto pelo festival e que significa andar juntos.?

?Quando Padre Enildo assumiu a direção da rádio e afirmou que retornaria com o FEMUD, meu coração se encheu de felicidade e, agradeço pela retomada deste festival que tem por objetivo unir os católicos em torno desse ideal de eclesiologia, ou seja, esse jeito de ser Igreja na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim?, destacou o criador do FEMUD, padre José Carlos Ferreira da Silva que também prestigiou os músicos.

Além das composições premiadas, também, passaram pelo palco 'Caminho Missionário de Alzinete de Lourdes Ferreira e 'Pés no chão, coração a Caminho' de Alice Monteiro.