Se me contar eu falo pro mundo: Lembranças - Jornal Fato
Artigos

Se me contar eu falo pro mundo: Lembranças


O querido casal Flavio Verão - Célia Ferreira colaboram muito com a comunidade de Petrolândia, em Marataízes. Lá, realizaram muitos eventos sociais. Parabéns, amigos!

 

A jornalista cachoeirense Anete Lacerda lança o livro "E Se Fosse Você", na Bienal do Rio de Janeiro, no dia 4 de setembro

 

A bela e competentíssima médica oncologista, Mariana Novaes Pinheiro

 

A bela médica dermatologista Brunella Ultramar Carlette esbanja competência, simpatia, elegância e inteligência

 

As queridíssimas Dayse Correa e Beatriz Brandão, mais que belas e competentes


Foi uma semana de muito trabalho. Após chegar em casa e tomar um banho, abri a costumeira garrafa de vinho de todas as sextas-feiras. É hora de relaxar, sim! Mas, infelizmente, aquela triste cena vivenciada durante o dia voltava à minha mente, a todo momento. Para me distrair do ocorrido e esquecer as palavras não ditas que ainda queimavam em minha garganta, liguei o som. Foi quando a bela voz do mestre Gilberto Gil me lembrou que a estrada é longa, muito longa?. 

'Um dia, vivi a ilusão De que ser homem bastaria Que o mundo masculino Tudo me daria Do que eu quisesse ter..." 

Então, como não disse o que gostaria só me resta escrever: 

Estava em um estabelecimento comercial quando uma linda jovem chegou visivelmente insegura. Ela tinha acabado de cortar seu belo cabelão. Ficou lindíssima e estilosa. A decisão de se livrar das longas madeixas tinha um motivo: ter mais tempo para cuidar do filho bebê. De repente, seu marido invade o estabelecimento como um furacão. Entendi que ela havia lhe telefonado. Então, sem olhá-la diretamente, ele bradou aos quatro ventos o quanto ela estava "horrorosa!".

Ora, nem se quisesse, nem se esforçando muito, nem se ficasse careca, aquela linda jovem ficaria "horrorosa". 

Uma outra mulher que estava ao meu lado, me disse:

-"Homens gostam de mulheres de cabelos longos. Eles não gostam que as mulheres cortem os cabelos".

Eu lhe respondi o óbvio:

- "O cabelo é dela, só dela. Ela tem o direito de fazer o que quiser com ele". 

Após presenciar a deplorável cena, a minha vontade foi dizer ao homem muitas coisas, do tipo: "Enquanto você fala que sua mulher está feia, há muitos homens dizendo o quanto ela é linda, otário!" ou "Ela precisa do seu apoio; não de suas ofensas, mané!" ou "Ela cortou o cabelo porque optou pelo filho, deixando de lado a vaidade feminina, imbecil!". Enfim, a vontade de falar na cara dele tudo que eu pensava era grande demais para ser contida. Mas, naquele momento, pelo menos naquele, a racionalidade e a empatia foram mais fortes que a ira. Senti que não podia constranger mais aquela jovem. Não, eu não tinha o direito. Ela já estava terrivelmente envergonhada pela grosseria do marido. Então, apenas disse ao homem:

- "Tenho certeza de que ela jamais falaria assim com você". Ele arrogantemente me respondeu:

- "Eu sou sincero. Têm muitos homens que elogiam as mulheres só para agradá-las, mas as traem porque não são sinceros. Eu sou sincero!". 

Oi? Como se não trair uma mulher fosse o maior favor que um homem poderia lhe fazer. Que absurdo! 

Mas, enquanto elaborava o que havia acontecido e saboreava o delicioso vinho, Gilberto Gil continua cantando: 

"..Quem dera Pudesse todo homem compreender Oh Mãe, quem dera Ser no verão o apogeu da primavera E só por ela ser.."

Aquela sexta-feira poderia ser um dia muito feliz para a linda jovem. Além de estar belíssima com o novo corte de cabelo, seu estabelecimento estava comemorando mais um ano de funcionamento. Mas o marido, que deveria ser seu grande parceiro e apoiador, azedou-lhe o dia. 

Me incomoda profundamente como as pessoas, inclusive as que estavam no estabelecimento, banalizam um comportamento tão grosseiro, machista e possessivo. Como se fosse normal tratar mal as mulheres. Como se nas relações humanas a gentileza, o carinho, a atenção e a solidariedade não fossem exigências básicas. 

Enquanto refletia sobre como o mundo corrobora para destruir a autoestima feminina, e antes da tristeza tomar posse do meu coração, vem Gilberto Gil e reacende minha esperança, cantando: 

"...Quem sabe O Super Homem Venha nos restituir a glória Mudando como um Deus O curso da história Por causa da mulher".

E assim termino a sexta-feira, brindando ao brilhante Gilberto Gil. Um dia, quem sabe, poderemos escrever uma história diferente e bem melhor. É, quem sabe, né?

 

(Regina Monteiro)


 

"Se me contar eu falo pro mundo!!!"

 

Parabéns, Marilene!

A escritora e gerontóloga Marilene Depes está brilhando mais que nunca. Além de proferir palestras sobre todas as questões que envolvem as políticas públicas dos idosos, para diversos públicos e Instituições, foi eleita para representar o Estado na Conferência Nacional dos Idosos. Ela é uma autoridade reconhecida. Merece todo reconhecimento. Nossas felicitações!

 

Vem pra Feira

A gente aplaude o Lions Club Cachoeiro que está promovendo mais uma edição da Feira de Holambra, na Praça Jerônimo Monteiro. Toda a renda do evento será revertida para a aquisição de cadeiras de rodas e banho. Parabéns, gente bacana!

 

Jantar Rochativa

No próximo dia 23, será realizado o 15º Jantar Rochativa, no Imperial Multiplace. O evento beneficente tem o objetivo de fortalecer e ampliar os projetos sociais desenvolvidos pela Entidade. Quem animará a festa, será a Banda All Nigth. Vale muito prestigiar.

 

Sabrina Cypriano

Quer ver a querida empresária Sabrina Cypriano feliz da vida? Deixe-a livre para curtir um bom samba! Seus dias se resumem a dedicar-se à sua empresa, estudar e cuidar da família. Mas quando pode, ela se joga no samba com muito talento. Sabe sambar, toca vários instrumentos e canta muitíssimo bem. Sabrina arrasa!

 

Andrea Mansur

A querida médica Andrea Mansur inaugurou ontem, sexta-feira (9), a D'PIL, uma clínica de estética especializada em depilação por luz pulsada. Localizado no Shopping Cachoeiro, o novo espaço conta também com vários procedimentos estéticos. Tudo ultramoderno. Informações: (28) 3511-4396 ou (28) 99946-7272


Regina Monteiro Cachoeirense Presente Número 1 de 2018

Comentários