Gilmar Batista assume cargo de defensor público-geral do ES - Jornal Fato
Política2

Gilmar Batista assume cargo de defensor público-geral do ES

Gilmar Batista ressaltou a importância da atuação da Defensoria Pública


- Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta segunda-feira (14), o nome de Gilmar Alves Batista para o cargo de defensor público-geral do Estado. Ele já atuou nessa função entre os anos de 2011 e 2015. Para o governador, a atuação da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES) pode contribuir para desafogar o sistema prisional capixaba, que atualmente tem quase nove mil presos a mais do que a sua capacidade. 

"Gilmar mostrou muita competência em sua primeira passagem pelo cargo. A Defensoria Pública pode trabalhar de forma integrada com o sistema penitenciário, ajudando de forma eficiente na diminuição desse elevado número de presos a mais que temos em nosso Estado. Outro ponto é o programa Estado Presente, que está retornando. Acredito que a Defensoria possa contribuir e muito para o êxito dessa iniciativa", apontou o Governador. 

Gilmar Batista ressaltou a importância da atuação da Defensoria Pública, tanto nas ações dentro do programa Estado Presente quanto na busca de soluções para os desafios no sistema prisional: 

"Vamos fazer uma atuação focada no Estado Presente, onde a Defensoria já atuou anteriormente no primeiro governo Casagrande. Também focaremos no sistema prisional que está inchado. Em 2014, tínhamos aproximadamente 15 mil presos e agora temos 22 mil. Vamos trabalhar ainda na área da saúde, que é muito demandada pela população e criar novos projetos para desenvolver a Defensoria Pública em todo nosso Estado", destacou o futuro defensor público-geral. 

 

Perfil 

Gilmar Alves Batista, 46 anos, defensor público efetivo desde junho de 2006. Mestrando em Criminologia Forense. Especialista em Direito Público pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Defensor Público-Geral do Estado do Espírito Santo nos anos de 2011/2015. Titular da Segunda Defensoria Criminal Recursal (Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo). Professor, Palestrante e Escritor. Foi representante do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais no MERCOSUL (2013/2015), Membro do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo, procurador municipal e consultor jurídico de diversos municípios mineiros.

Comentários