Vice-prefeito de Cachoeiro faz vídeo com Bolsonaro - Jornal Fato
Política

Vice-prefeito de Cachoeiro faz vídeo com Bolsonaro

Mensagem para a família de Jonas ganha repercussão política, mas ele não confirma apoio político. ?Posei com a celebridade. Foi pedido dos meus filhos?, explica


 

Mensagem para a família de Jonas ganha repercussão política, mas ele não confirma apoio político. "Foi pedido dos meus filhos", explica

 

Por Wagner Santos

 

O vice-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, Jonas Nogueira (PP), entrou, mesmo que sem intenção, na campanha virtual do deputado federal Jair Messias Bolsonaro (PSC-RJ). Em Brasília, aproveitou a passagem no plenário da Câmara dos Deputados para posar para fotos ao lado do "Mito", como é chamado por seus fãs.

 

E foi além: pediu e foi atendido com um vídeo, gravado por Jathir Moreira, que também já foi vice-prefeito de Cachoeiro e atualmente atua no Hospital evangélico da cidade, em que o presidenciável saúda a família de Jonas - "único homem em que os filhos podem confiar 100% nele. E a mulher, é a mãe" - diz Bolsonaro, para logo em seguida deixar mensagem política. "O futuro do Brasil está em nossas mãos. Muito obrigado pelo apoio, simpatia e carinho", disse antes de um desencontrado bater de mãos com o vice-prefeito cachoeirense.

 

O vídeo e as fotos foram distribuídos pelo próprio vice-prefeito com a mensagem: pode já ir... Numa clara alusão ao bordão que os fãs do "Mito" utilizam: Melhor Jair se acostumando (pois Bolsonaro será eleito presidente).

 

Porém, segundo Jonas, as imagens não têm nenhuma relação com apoio ou não ao presidenciável, que dependerá de contexto mais amplo. "Ainda não tenho posição definida", esclarece. A iniciativa de gravar vídeo foi para atender a pedidos dos filhos, Rafael, 14 anos, e Bernardo, 8, que já se interessam pela figura midiática de Bolsonaro.

"Posei com a celebridade, não com o político. Inclusive, fiz vídeo semelhante com o (deputado federal) Tiririca, que ainda não divulguei, também com mensagens para meus filhos", diz, referindo-se a outra celebridade da mídia com mandato na Câmara Federal.

 

Mesmo a questão partidária, segundo Jonas, não foi levada em consideração. Ele garante que sequer tocou no assunto com Bolsonaro ou com o presidente do PP no Espírito Santo, Marcus Vicente, também deputado federal, com quem esteve reunido tratando de assunto relacionados à Saúde e Educação em Cachoeiro, junto à bancada federal Capixaba.  

 

Bolsonaro já foi filiado ao PP, pelo qual foi eleito o mais votado do Rio de Janeiro, em 2014, para seu sexto mandato consecutivo, mas deixou o partido no ano passado para ingressar no PSC, com intuito de se candidatar à presidência. Nos bastidores há informações que ele está de saída e que o PP monitora a situação, embora o presidenciável já tenha rechaçado a possibilidade de voltar para a sigla.

 

O retorno poderia ser importante reforço para a legenda na conquista de votos e, por tabela, beneficiar políticos como Jonas, que estuda a possibilidade de se candidatar a deputado federal pelo PP. Bolsonaro figura em segundo lugar nas mais recentes pesquisas de intenção de votos, atrás, somente, do ex-presidente Lula (PT).

 

Bolsonaro tornou-se conhecido nacionalmente por suas posições nacionalistas e conservadoras, por suas críticas ao comunismo e à esquerda e por várias declarações controversas, as quais lhe renderam pedidos de cassação e duas condenações judiciais. Também é conhecido por defender a ditadura militar (1964-1985) e por ter considerado a tortura uma prática legítima. Suas posições políticas geralmente são classificadas como alinhadas aos discursos da extrema-direita.

Comentários