Vice-governador reage bem a tratamento, mas fica internado  - Jornal Fato
Política

Vice-governador reage bem a tratamento, mas fica internado 


César Colnago (PSDB) ainda não tem previsão de alta

Guto Netto
Jornalismo - ADI/ES

 

Internado novamente após cirurgia para desobstrução do intestino, o vice-governador do Espírito Santo, César Colnago (PSDB), ainda não tem previsão de alta. O médico Luiz Antonio Poncio garante que o paciente reagiu bem à cirurgia e descartou presença de câncer ou infecções.


O médico explicou que, em 15 de agosto, Colnago foi internado e submetido à cirurgia para desobstrução intestinal e, apesar de ter sido intervenção pequena, durou cerca de três horas por conta da complexidade do procedimento. 


"A cirurgia não foi grande, apenas demorada, pois precisa de paciência. A tripa inchada, se fizer com muita pressa, pode perfurar e contaminar a operação. Ele não teve nenhuma perfuração de tripa e, por isso, durou três horas a cirurgia, pois fiz com muita delicadeza e experiência", contou.


Poncio esclareceu que Colnago foi internado apresentando quadro de abdômen agudo obstrutivo, uma obstrução mecânica causada por brido ou aderências, causadas por alguma inflamação ou cirurgia prévia. 


"Ele operou a vesícula há 20 anos, mas não posso afirmar que tenha relação. Não sabemos o que ocasionou tantas aderências. Mas, tudo foi um problema mecânico".

 

Dobras 


De acordo com o médico, o intestino delgado "acotovelou", fazendo algumas dobras e o conteúdo intestinal não consegue passar, causando inchaço na barriga, vômitos e mal estar. 


Após a cirurgia, Colnago foi para casa no dia 22, mas precisou internar novamente na última sexta-feira. Poncio esclareceu que a internação se fez necessária para repousar o intestino. 


"Não há previsão de alta. A equipe médica só irá liberá-lo para casa quando ele estiver comendo bem. Por enquanto, ainda está sem alimentação oral, em uma dieta especial feita na veia, chamada de dieta parenteral e está sendo feita para dar tempo do intestino desinchar, dando repouso ao órgão e isso deve durar de sete a 10 dias", disse.


Apesar de Colnago estar reagindo bem, o médico chamou a atenção para a necessidade de nova cirurgia. "Pode precisar de nova cirurgia, caso a tripa volte a dobrar, pois precisaremos mexer. Mas, isso acontece em pouquíssimos casos, as chances são mínimas, pois ele está evoluindo bem".
 

Comentários