Viagem de Hartung à Itália gerou novidades para a economia do Estado - Jornal Fato
Política

Viagem de Hartung à Itália gerou novidades para a economia do Estado


Foto: Divulgação

A missão internacional do governador Paulo Hartung para a Itália gerou novidades que deverão contribuir com a economia do Espírito Santo nos próximos anos. Uma fábrica de resina, por exemplo, vai construir uma filial no estado. Além disso, o CEO (Chief Executive Officer) de uma empresa de logística italiana virá conhecer de perto o potencial logístico capixaba, para futuros negócios no setor de transportes. Outra agenda importante será a visita do governador do Vêneto, Luca Zaia. Nesta segunda-feira (02), Paulo Hartung reassume o Governo e cumpre agenda administrativa. Ele passou uma semana na Itália.

 

Durante a viagem, a missão oficial capixaba fechou essas e outras parcerias, conseguindo atrair novos investimentos que vão gerar empregos e ajudar no crescimento econômico do estado. O governador chamou a atenção de empresários italianos para o bom momento do Espírito Santo, que está com as contas equilibradas após a adoção de medidas estratégicas durante a crise socioeconômica no Brasil.

 

Em reunião com o presidente do Conselho Regional do Vêneto, Roberto Ciambetti, na sede do Parlamento, em Veneza, o governador apresentou as potencialidades do Espírito Santo e destacou que o Estado possui vocação natural para o comércio exterior, além de importante produção focada em agricultura familiar e no agroturismo. A autoridade italiana foi convidada a liderar missão empresarial ao Espírito Santo, em futuro próximo, a fim de conhecer de perto esses segmentos. Outro foco será a agregação de valor na cadeia produtiva das rochas ornamentais, além de intercâmbios entre estudantes e jovens profissionais que atuam em outras atividades e áreas comuns entre o Espírito Santo e a Região do Vêneto.

 

Quem também virá ao Espírito Santo em breve é governador da Região de Vêneto, Luca Zaia. Bem informado sobre o Brasil, o governador Zaia traçou paralelos entre a situação do Espírito Santo e do Vêneto, considerando que ambos, em relação ao contexto econômico mais amplo de seus respectivos países, podem ostentar resultados e perspectivas especialmente animadoras. "Ainda saindo de uma grave crise recessiva que se abateu sobre os países da Região Sul da Europa, de fato o Vêneto é ponto fora da curva e vem consistentemente puxando para cima a performance da retomada da atividade econômica na Itália, assim como o Espírito Santo em relação ao Brasil", afirmou a autoridade regional italiana.

 

Durante a 52ª Marmomac, a maior feira do setor de Rochas do mundo, o governador também reuniu-se com o CEO e com membros do Conselho de Administração da organização, para ser apresentado aos planos de expansão no Espírito Santo da multinacional italiana, que há anos se tornou sócia das Feiras do setor de rochas de Vitória e de Cachoeiro.

 

Outro encontro do governador durante a Marmomac foi com o CEO do Interporto di Parma, Sr Luigi Capitani, e também com dirigentes da empresa, que é especializada em logística e transporte. O embaixador e secretário de Estado da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Júnior, também participou do encontro. Os empresários italianos querem conhecer o potencial logístico capixaba e a expectativa é que de que a vinda ao Espírito Santo ocorra já em novembro deste ano.

 

Fábrica de resina

 

Durante a viagem à Itália, o governador Paulo Hartung visitou também a sede da DDchem, fábrica de resina do Grupo Sprea, em Verona.

 

O governador foi acompanhado pelo presidente do Sindirochas, Tales Machado. Eles foram recebidos pelo fundador do grupo italiano, Sr. Dino Sprea. A unidade fabril possui planta idêntica à que o grupo quer construir no Espírito Santo, no município da Serra.

 

A empresa italiana deve investir mais de R$ 50 milhões na construção da unidade, visando destinar a produção ao mercado externo. A unidade abrirá oportunidades de emprego para os capixabas para técnicos em química, químicos, funcionários administrativos e de outras áreas.

 

A missão

 

O governador Paulo Hartung ficou uma semana na Itália, na Região do Vêneto, acompanhado do embaixador e secretário de Estado da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Júnior. Eles participaram, em Verona, da 52ª Marmomac, a mais tradicional feira do setor de Rochas do mundo, e aproveitaram a oportunidade para apresentar o estado do Espírito Santo ao empresariado italiano e firmar novas parcerias.

 

O Vêneto é uma região do Nordeste da Itália, uma das mais povoadas do país. A capital é Veneza.

 

A missão capixaba na Itália foi acompanhada pelo embaixador Paulo Cordeiro, cônsul-geral do Brasil em Milão, com jurisdição sobre o Vêneto. Ele foi enviado pelo Itamaraty a Veneza e a Verona para prestar apoio à missão do Governo do Espírito Santo.

Comentários