Vereador de Cachoeiro defende criação de farmácia veterinária - Jornal Fato
Política

Vereador de Cachoeiro defende criação de farmácia veterinária

O objetivo do programa é coletar, recondicionar, armazenar e distribuir medicamentos veterinários e humanos


Foto: Divulgação

O vereador de Cachoeiro de Itapemirim Paulo Sérgio de Almeida (PRP) apresentou projeto de lei que cria o programa denominado "FarmaPet". O objetivo do programa é coletar, recondicionar, armazenar e distribuir medicamentos veterinários e humanos - também para uso em animais - provenientes de doações, apreensões realizadas por órgãos da Administração Pública, aquisições diretas com a utilização de recursos pecuniários doados e outras origens. 

"Cuidar dos animais e tratá-los com carinho é uma questão de amor e respeito à vida. Negar este atendimento pode se tornar um problema de saúde pública", alerta o vereador. Segundo ele, o número de animais de estimação em Cachoeiro tem aumentando visivelmente e é necessário proporcionar o tratamento para os doentes ou machucados, que estejam sob os cuidados de famílias de baixa renda ou de abrigos, protetores ou ONG's, que costumam resgatá-los nas ruas. Também seriam atendidos os animais sob os cuidados da Unidade de Vigilância de Zoonoses do município, órgão que ficaria responsável pela gestão do programa, junto à Secretaria Municipal de Saúde, começando pelo cadastro dos beneficiários. 

O vereador acredita que um programa como o FarmaPet poderia estimular a doação dos medicamentos dentro da data de validade, mas que já não estão mais sendo usados por muitos proprietários de animais. Além disso, a municipalidade, através do Centro de Zoonoses, poderia celebrar convênios e parcerias com instituições públicas e privadas para a obtenção gratuita de medicamentos. "Há várias ações que podem ser desenvolvidas, com baixo custo para o município e um enorme ganho para a comunidade", conclui.

Comentários