Um capixaba entre 100 que pretendem mudar o Brasil

Além do secretário de Agricultura, outros três capixabas participaram do treinamento do Renova BR

08/02/2018 00:00
Um capixaba entre 100 que pretendem mudar o Brasil
Octaciano Neto retorna de curso que pretende formar nova geração de lideranças políticos

Lorena Giodirna ADI-ES

 

Pluralidade foi a palavra que o secretário estadual de Agricultura (Seag) Octaciano Neto, enfatizou ao voltar do treinamento de duas semanas, em São Paulo, dentro do projeto RenovaBR, uma iniciativa que quer mudar o País, investindo em novos políticos, em pessoas comuns e naquelas que já tem proximidade com a vida pública, a fim de formar novas lideranças. 

Após passar por seis etapas seletivas e concorrer com quase cinco mil pessoas, Octaciano Neto foi um dos quatro capixabas a integrar o time de 100 pessoas formadas pelo Renova BR. Durante o curso, um modelo único no mundo com essa proposta, o secretário, e pré-candidato a deputado federal, comentou sobre as diversidades de ideias que encontrou lá.

?Pluralidade, uma turma diversa em vários aspectos, social, geográfico, ideológico, sexual, de raça. Gente de todas as regiões, disposta a mudar o Brasil. O clima era de convergência e companheirismo?, destacou Neto.

Recarregado e com novos conhecimentos na bagagem, o secretário de uma das pastas mais importantes do Governo, comentou sobre os planos para as eleições deste ano. Octaciano que é filho e neto de produtor rural, na região de Pedro Canário, Norte, do Espírito Santo, é homem de vida pública. Atuou como gestor, porém o desejo de candidatar-se surgiu há pouco.

?Há uma mudança geracional do País, há uma nova geração de lideranças chegando com novas propostas. Novas ideias vão ser colocadas, e ainda há um enorme desafio que é aproximar as pessoas da política. A política é um instrumento de inclusão social, e são esses elementos que me motivaram a ser pré-candidato?, afirmou o secretário.

Recém-integrado ao PSDB, partido que tem como presidente o vice-governador César Colnago, que convidou o convidou a se filiar.  A proximidade com o vice-governador, e com o senador Ricardo Ferraço foram decisivas, confessou Octaciano. 

Sobre um tripé estratégico entre Ricardo Ferraço, no senado, Enio Bergoli como deputado estadual e sua candidatura como deputado federal ? os dois primeiros inclusive foram também secretários da pasta de agricultura do Estado ? Octaciano não afirma que há aliança, lembra que os partidos vão começar a discutir sobre isso, em julho. Mas ressalta a amizade entre os três e a afinidade.  Confiante numa votação pulverizada nos 78 municípios capixaba, o secretário de Agricultura, deve confirmar nas urnas o carisma que tem no interior do Estado, principalmente.

 

O RenovaBR

O RenovaBR é um projeto criado para capacitar cidadãos para ingressarem na política. O objetivo é preparar pessoas que nunca ocuparam cargos públicos eletivos para possíveis candidaturas a deputados estaduais e federais, bem como ajudá-las a desenvolver capacidade de diálogo e convergência para solução dos problemas do Brasil. Dessa forma, o RenovaBR espera contribuir para a renovação do cenário político nacional.

?O RenovaBR trabalha com três premissas básicas: democracia, ética e vontade de servir à sociedade?, reforça Eduardo Mufarej, idealizador do projeto.