Um capixaba entre 100 que pretendem mudar o Brasil - Jornal Fato
Política

Um capixaba entre 100 que pretendem mudar o Brasil

Além do secretário de Agricultura, outros três capixabas participaram do treinamento do Renova BR


Octaciano Neto retorna de curso que pretende formar nova geração de lideranças políticos

Lorena Giodirna
ADI-ES

 

Pluralidade foi a palavra que o secretário estadual de Agricultura (Seag) Octaciano Neto, enfatizou ao voltar do treinamento de duas semanas, em São Paulo, dentro do projeto RenovaBR, uma iniciativa que quer mudar o País, investindo em novos políticos, em pessoas comuns e naquelas que já tem proximidade com a vida pública, a fim de formar novas lideranças. 


Após passar por seis etapas seletivas e concorrer com quase cinco mil pessoas, Octaciano Neto foi um dos quatro capixabas a integrar o time de 100 pessoas formadas pelo Renova BR. Durante o curso, um modelo único no mundo com essa proposta, o secretário, e pré-candidato a deputado federal, comentou sobre as diversidades de ideias que encontrou lá.


"Pluralidade, uma turma diversa em vários aspectos, social, geográfico, ideológico, sexual, de raça. Gente de todas as regiões, disposta a mudar o Brasil. O clima era de convergência e companheirismo", destacou Neto.


Recarregado e com novos conhecimentos na bagagem, o secretário de uma das pastas mais importantes do Governo, comentou sobre os planos para as eleições deste ano. Octaciano que é filho e neto de produtor rural, na região de Pedro Canário, Norte, do Espírito Santo, é homem de vida pública. Atuou como gestor, porém o desejo de candidatar-se surgiu há pouco.


"Há uma mudança geracional do País, há uma nova geração de lideranças chegando com novas propostas. Novas ideias vão ser colocadas, e ainda há um enorme desafio que é aproximar as pessoas da política. A política é um instrumento de inclusão social, e são esses elementos que me motivaram a ser pré-candidato", afirmou o secretário.


Recém-integrado ao PSDB, partido que tem como presidente o vice-governador César Colnago, que convidou o convidou a se filiar.  A proximidade com o vice-governador, e com o senador Ricardo Ferraço foram decisivas, confessou Octaciano. 


Sobre um tripé estratégico entre Ricardo Ferraço, no senado, Enio Bergoli como deputado estadual e sua candidatura como deputado federal - os dois primeiros inclusive foram também secretários da pasta de agricultura do Estado - Octaciano não afirma que há aliança, lembra que os partidos vão começar a discutir sobre isso, em julho. Mas ressalta a amizade entre os três e a afinidade. 
Confiante numa votação pulverizada nos 78 municípios capixaba, o secretário de Agricultura, deve confirmar nas urnas o carisma que tem no interior do Estado, principalmente.

 

O RenovaBR


O RenovaBR é um projeto criado para capacitar cidadãos para ingressarem na política. O objetivo é preparar pessoas que nunca ocuparam cargos públicos eletivos para possíveis candidaturas a deputados estaduais e federais, bem como ajudá-las a desenvolver capacidade de diálogo e convergência para solução dos problemas do Brasil. Dessa forma, o RenovaBR espera contribuir para a renovação do cenário político nacional.


"O RenovaBR trabalha com três premissas básicas: democracia, ética e vontade de servir à sociedade", reforça Eduardo Mufarej, idealizador do projeto.

Comentários