Tecnologia capixaba usada nacionalmente - Jornal Fato
Política

Tecnologia capixaba usada nacionalmente


Foto: Divulgação

 

O aplicativo Pardal Móvel, desenvolvida em 2012 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, utilizado de forma localizada por alguns estados, será ampliado para todo o país. A decisão é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que já disponibilizou a tecnologia para dispositivos móveis - smartphones e tablets - e vai permitir ao eleitor denunciar infrações eleitorais, por meio do envio de textos, vídeos, fotos ou áudios contendo informações que auxiliem a Justiça Eleitoral na fiscalização e na manutenção da regularidade das campanhas eleitorais.

 

A ferramenta está disponível para ser baixado via Google Play e Apple Store (iOs e Android). No aplicativo Pardal, os ilícitos eleitorais estão classificados em: propaganda eleitoral, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais, doações e gastos eleitorais e outros.

 

As notícias de ilícitos serão encaminhadas automaticamente para bancos de dados com acesso do Ministério Público Eleitoral (MPE). O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também será informado sobre as supostas infrações. "Um cidadão comum, tendo em sua frente um outdoor, tira uma foto e o aplicativo, com facilidade e rapidez, envia as evidências para a Justiça Eleitoral regional, que fará todo o trâmite de análise da denúncia. Permite ainda que o cidadão comum fiscalize e moralize a utilização das campanhas de forma muito eficiente e democrática, em benefício de todo o processo eleitoral", explica o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino.

 

As denúncias de ilícitos eleitorais deverão conter, obrigatoriamente, o nome e o CPF do cidadão que a originou, e a autoridade responsável por tratar a denúncia poderá garantir o sigilo da identidade do denunciante quando solicitado, para garantir sua segurança.

 

Fonte: TSE

Comentários