Sistema cria fonte de pesquisa para eleitor - Jornal Fato
Política

Sistema cria fonte de pesquisa para eleitor

No site do TSE podem ser feitas consultas sobre os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições Municipais de 2016


 

Disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, o sistema DivulgaCandContas 2016 permite ao eleitor consultar uma série de informações sobre os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições Municipais de 2016. No sistema, o cidadão tem acesso às propostas dos candidatos a prefeito, declarações de bens dos candidatos, situação do registro de candidatura, certidões criminais, estatísticas de registros de candidaturas por região e estado, limites de gastos para os cargos e dados sobre o financiamento das campanhas, entre outros tópicos.

 

Como o próprio texto de apresentação da página revela, o sistema tem como objetivo a divulgação das candidaturas e das prestações de contas dos candidatos e dos partidos no Brasil. O acesso ao sistema é feito por meio dos seguintes passos: deve-se clicar no link "Eleições", na barra superior da página do TSE, depois em "Eleições 2016", "Divulgação de candidaturas e contas eleitorais", e, por fim, em "DivulgaCandContas". Ao entrar, o eleitor se depara com duas grandes áreas de pesquisa: Consultas por Regiões Brasileiras e Consultas Individuais/Contas Eleitorais.

 

No link "Estatísticas de Candidaturas", o cidadão pode consultar também a quantidade de registros por cargo, grau de instrução, ocupação e faixa etária dos postulantes a candidatos. Por sua vez, o "Repositório de Dados Eleitorais" traz informações brutas sobre os candidatos e os resultados das eleições realizadas desde 1945, entre outros itens, sendo uma fonte permanente de pesquisa para eleitores, estudiosos e o público.

 

Comentários