Segurança e confiabilidade das urnas eletrônicas são comprovadas por auditorias

O Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais e o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas foram realizados no domingo de eleição

07/10/2024 15:23
Segurança e confiabilidade das urnas eletrônicas são comprovadas por auditorias /Foto: divulgação/TRE-ES

No último domingo (6), 23 urnas eletrônicas, escolhidas ou sorteadas na véspera, passaram por auditorias que comprovaram a autenticidade dos sistemas eleitorais, bem como a confiabilidade da captação e da contagem dos votos nas urnas eletrônicas. Os procedimentos puderam ser acompanhados por entidades fiscalizadoras, representantes das Missões de Observação Eleitoral (MOEs) e pelo eleitorado.

O juiz Anselmo Laghi Laranja, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE), informou, durante a apuração dos votos, no início da noite do último domingo (06), que "os trabalhos do Teste de Integridade transcorreram dentro da normalidade, sem qualquer intercorrência e com todos os votos conferindo com os depositados nas urnas eletrônicas?, destacou.  

O Teste de Integridade e o Teste de Integridade com Biometria destinam-se à verificação de funcionamento das urnas eletrônicas em condições normais de uso, mas essas urnas não são usadas para a votação oficial, o Juízo Eleitoral prepara outra urna para o eleitor poder votar. São realizadas pela CAVE e equipe de apoio composta por servidores do Poder Judiciário e Ministério Público. Essas auditorias são acompanhadas por uma empresa de auditoria externa.