Rodrigo se opõe à reeleição de Ferraço para presidir a Ales - Jornal Fato
Política

Rodrigo se opõe à reeleição de Ferraço para presidir a Ales

A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Espírito Santo acontece em fevereiro


Foto: Reprodução/Internet

 

O deputado estadual Rodrigo Coelho (PDT) se posicionou quanto à eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), que acontece em fevereiro. O parlamentar é contra a reeleição do atual presidente, Theodorico Ferraço (DEM).

 

"Acredito que a alternância de poder é um fator fundamental para que o processo democrático transcorra de forma sadia. Acima de qualquer projeto pessoal de perpetuação política ou da simples disputa pelo poder", diz.


 Ferraço está no grupo majoritário, formado por 22 dos 30 deputados. Está desde 2012 na presidência da Casa. Desde então o Regimento da Assembleia Legislativa já foi alterado três vezes, sempre com o objetivo de permitir sua reeleição, que já foram duas.


"Acredito na força da política como meio de preservação da civilidade, não como ferramenta do vale-tudo. A política é a forma que inventamos para nos integrarmos como seres humanos por meio do diálogo, do respeito às diferenças, da troca de ideias, e é nessa política, que de quebra oferece resultados práticos para todos, que eu acredito", fundamenta o.pedetista.


Rodrigo chegou a ser considerado candidato à presidência, mas perdeu espaço durante o tempo que passou licenciado para ser secretário estadual de Assistência Social. Quando retornou ao cargo, enfrentou dificuldades para retomar as articulações.


"Dante da eleição da mesa diretora que se avizinha, minha assinatura para votação em bloco está condicionada à sinalização de uma candidatura que apresente como foco a renovação na política, com práticas menos impositivas, com mais diálogo e oportunidade de um real debate entre os atores", explana Coelho.


Tanto ele, como Ferraço estão no campo governista. Assim como Erich Musso (PMDB), deputado jovem, vice líder da bancada governista, que, assim como Theodorico, está no grupo dos 22 e é apontado como candidato a presidir o Legislativo. 


"Sigo acreditando que o apoio ao Governo do Estado constrói, nesse momento, boas bases para a estabilidade política que o Espírito Santo necessita nesse período em que a economia do país já figura como uma preocupação. Porém, enquanto instituição, creio que a Assembleia Legislativa precisa de novos ares para o seu bem".

Comentários