Rodrigo Maia é o novo presidente da Câmara - Jornal Fato
Política

Rodrigo Maia é o novo presidente da Câmara


Foto: Dida Sampaio

 

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, com 285 votos. Ele venceu o segundo turno disputado com o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que teve 170 votos. Os deputados do Espírito Santo Carlos Manato (SD-ES) e Evair Vieira de Melo (PV-ES) não obtiveram muitos votos.

 

Os parlamentares se candidataram assim que a vaga à presidência da Câmara foi aberta, após a renúncia do deputado afastado Eduardo Cunha. No primeiro turno, Manato recebeu 10 votos e Evair de Melo recebeu cinco votos.

 

O mais votado no primeiro turno, com 120 votos, o deputado Rodrigo Maia, agradeceu, em Plenário, os votos recebidos e disse que pretende resgatar o protagonismo da Câmara dos Deputados nas grandes decisões do País.

 

"É política com P maiúsculo que queremos regatar, política onde as grandes ideias e os grandes projetos saiam dessa Casa", disse Maia, recordando que chegou a Casa pela primeira vez aos 15 anos, quando seu pai, César Maia, era deputado Constituinte. "Quando eu cheguei a esta Casa, eu fiquei lá no fundo, porque meu pai me disse: senta lá atrás e fica aprendendo", lembrou.

 

Maia defendeu ainda o direito de cada deputado de exercer sua responsabilidade e criticou o que chamou de "império dos líderes". "Se eu sentar naquela cadeira, eu serei um dos 513, e nós vamos governar essa casa juntos e vamos devolver ao Plenário sua soberania, porque hoje poucos decidem pela gente", disse Maia, explicando que os líderes são fundamentais, "mas não são os únicos com direito a palavra".

 

Ele também comentou a importância do diálogo, sobretudo com a oposição. "Fui muito criticado porque dialogava com a esquerda. Esta Casa precisa de diálogo. Esse Plenário tem 513 deputados eleitos e nenhum pode ser excluído. Quem quer calar a oposição, não quer democracia. Queremos uma oposição forte, que nos ajude a enxergar nossos erros", declarou.

 

Por fim, convidou todos os parlamentares a virarem a página que envergonha a todos. "Vamos colocar essa casa para funcionar como sonhamos e como merecemos", concluiu.

 

Perfil


O deputado federal Rodrigo Maia foi eleito em 2014 para o seu quinto mandato na Câmara dos Deputados. Ele já foi líder da bancada do DEM na Câmara por dois anos.

 

Em 2015, foi presidente e relator da proposta de reforma política. Ele é presidente da Comissão Especial da DRU.

Comentários