Renata Fiório devolve representatividade à Câmara e quer ser a presidente

Única mulher eleita entre 19 vereadores, ela retorna ao parlamento após quatro anos e se destaca como liderança na coligação que elegeu Theodorico Ferraço prefeito

22/10/2024 08:23
Renata Fiório devolve representatividade à Câmara e quer ser a presidente /Foto: J. Fontana

Cachoeiro de Itapemirim conta com um senador que iniciou sua carreira política no município, o vice-governador, quatro deputados estaduais e 19 vereadores, todos homens. A partir de 2025, Renata Fiório (PP) será a única mulher a compor a Câmara Municipal, trazendo de volta a representatividade feminina, que esteve ausente nos últimos quatro anos.

No seu primeiro mandato, Renata também foi a única vereadora e, em 2020, tentou romper com a tradição local de baixa participação feminina na política, candidatando-se a prefeita. Embora não tenha sido eleito, alcançou o quarto lugar com 7.032 votos.

Agora, ela retorna à Câmara como a única eleita da coligação que levou Theodorico Ferraço (PP) à prefeitura, com 1.460 votos, ampliando os 1.247 conquistados quando eleita em 2016, embora dessa vez tenha sido a décima mais votada e fora a nona há 8 anos. Além disso, Renata se posiciona como candidata à presidência da Câmara.

Confira a entrevista completa a seguir.

 

FATO - Você é a única mulher eleita entre 19 vereadores e a única política que terá mandato eletivo em Cachoeiro. Como você vê essa responsabilidade e o que pode ser feito para promover uma maior participação feminina na política local?

Renata Fiório - A honra de ser a única eleita traz uma responsabilidade grande e desafiadora, pois terei que representar todas, levar o olhar feminino e preencher o espaço em todas as matérias apresentadas.  Uma forma de promover a participação é dar espaço para a Ouvidoria da mulher da CMCI e a escola do legislativo presente na vida da cidade, criando programação constante e eficiente.

 

Você diz ter como prioridade colaborar com o prefeito eleito Theodorico Ferraço, especialmente na revisão do aumento do IPTU e da Taxa de Lixo. Quais são suas propostas específicas para essas questões que foram polêmicas na gestão atual?

Quanto a revisão do IPTU e taxa de Lixo, precisamos criar uma comissão especial, preparar uma proposta que seja boa para a prefeitura e para a população.  Exemplo: brigar para que a cobrança da taxa de lixo seja desvinculada do IPTU. E que o cidadão saiba no ano anterior ao vencimento do IPTU quantos lançamentos tem no seu CPF, para evitar cobrança de impostos sem o anterior conhecimento do contribuinte.

 

A Ouvidoria da Mulher é uma das suas bandeiras de mandato. Como você planeja fortalecer essa instituição e garantir que ela esteja mais presente nas comunidades de Cachoeiro?

Quanto a Ouvidoria, ela foi pensada por mim e aprovada pelos vereadores no mandato de 2017/2020 quando eu também fui a única vereadora. Pensei em dar espaço para as mulheres levarem suas demandas em todos os assuntos da vida da cidade. Lá não tratamos só de violência, mas de cidadania.  Má prestação na educação, saúde, ou qualquer outro assunto. Vamos fazer o planejamento estratégico para as ações pelos próximos 4 anos e chamar as mulheres para participar.

 

Você é a única vereadora eleita pela coligação de Ferraço. Como será a sua relação com os demais vereadores e como pretende atuar para garantir um bom diálogo e equilíbrio entre os diferentes interesses na Câmara?

A casa legislativa tem que ser a casa do diálogo, do encontro de solução.  É a representação da população e não pode ser empecilho para que a administração melhore a vida das pessoas.  Vamos ser ponte entre os vereadores e o prefeito, sempre cuidando para que a população saia ganhando.

 

Em seu primeiro mandato, você também foi a única mulher. Quais aprendizados daquela experiência você pretende aplicar agora, e como será sua atuação em prol de uma agenda que contempla mais equidade de gênero?

Sim. Novamente a única mulher eleita.  A minha inexperiência eu combati   com muito estudo, conversas com a família, planejamento estratégico do mandato, me cerquei de pessoas técnicas. A participação nas comissões legislativas e a prestação de contas que sempre fiz a cada ano também me ajudaram a entender o processo. Também aprendi muito com a pandemia e com a necessidade de usar a cadeira de rodas por mais de 30 dias.  Me fizeram entender mais sobre empatia e crise. Agora que conheço um pouco mais das regras do jogo acredito que mantendo a rota do estudo e da escuta ativa da população aliado ao bom diálogo com o prefeito Vamos entregar um mandato muito mais humano, dinâmico e inovador.

 

Em sua opinião, qual é o papel da vereadora para fomentar o engajamento da sociedade, especialmente das mulheres, na vida política de Cachoeiro? Como você vê o futuro da representação feminina no município?

Vejo que nesse caso uma andorinha só vai ter que fazer verão e todas as estações.  As pessoas precisam acreditar na política.  Então precisamos mostrar que na realidade tudo é política, e que a nossa participação melhora as condições e resultados.  A representação política precisa ser levada a sério, pelos partidos e pelas candidaturas. Temos que começar a cativar e preparar hoje quem queremos par ao legislativo de 2028.

 

Além da revisão do IPTU e da Taxa de Lixo, quais outros projetos você considera essenciais para o desenvolvimento de Cachoeiro e para o bem-estar da população nos próximos anos?

A revisão do PDM, a legislação para construir na margem os rio e córregos, a revisão do plano de cargos e salário dos Servidores e o plano do magistério.  A revisão da lei que o saldo dos fundos vai para a fazenda, são muitas pautas importantes. Temos que fazer a revisão e atualização do Regimento Interno da Câmara e da Lei Orgânica do Município.

 

Pretende se candidatar à presidência da Câmara?

Esse assunto já está em discussão e me coloquei como candidata, pois acredito na minha capacidade de administrar, ser ponte e representar o Poder Legislativo com muita dignidade, cuidando dos vereadores, servidores e das nossas atribuições com muita responsabilidade.