Projeto prevê identificação e rastreamento de autismo - Jornal Fato
Política

Projeto prevê identificação e rastreamento de autismo

Vereador Allan Ferreira diz que essa luta não é só das famílias de crianças autistas, mas uma bandeira de luta do seu mandato


Foto: reprodução internet - Foto: Ilustrativa.

Baseado na constatação científica de que existem testes que podem identificar o autismo em bebês, crianças, adolescentes e adultos, o vereador Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB) protocolou projeto, aprovado na sessão de ontem (14) que dispões sobre a obrigatoriedade de identificação e rastreamento paradiagnóstico precoce do transtorno na rede pública de saúde e educação do município.

Segundo o vereador, a descoberta feita por cientistas da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, de que quanto mais cedo o problema for identificado aumenta as chances de sucesso no tratamento o motivaram a apresentar este projeto. 

" Normalmente, o autismo é identificado em torno dos cinco anos. Porém, já estão disponíveis testes que conseguiram perceber marcadores presentes em bebês de dois a seis meses de vida, que mais tarde foram diagnosticados com o transtorno. Quando a criança passa por uma intervenção antes dos três anos, há chances de melhora de 80% nos sintomas", justifica. 

Allan diz que essa luta não é só das famílias de crianças autistas, mas uma bandeira de luta do seu mandato. " Nos baseamos em fala de especialistas que garantem que com a intervenção precoce, podemos diminuir radicalmente sintomas como a deficiência intelectual, a dificuldade de linguagem e os desafios comportamentais graves que podem tornar o autismo uma condição potencialmente devastadora". 

O vereador destaca que seu projeto não cria despesas para o Poder Executivo, uma vez que os profissionais absorvidos serão os já existentes nas Secretarias de Saúde e de Educação, de forma multidisciplinar: os médicos, enfermeiros, agentes de saúde, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicopedagogo, entre outros. 

Allan Albert informa ainda que um dos objetivos do seu mandato é a conquista um Centro de Referência para o município. " Será um equipamento público em que as famílias encontrarão todo o suporte para o atendimento de seus filhos. Temos um longo caminho a percorrer, mas já estamos buscando parcerias para a realização desse sonho".

Comentários