Projeto obriga plano de saúde a ofertar vacina contra Covid-19 - Jornal Fato
Política

Projeto obriga plano de saúde a ofertar vacina contra Covid-19

Proposta de Vandinho Leite visa incluir as empresas de planos de saúde no processo de imunização da população


Foto: Dado Ruvic/Reuters

Os planos e seguros privados de assistência à saúde podem ser obrigados a oferecerem vacinas contra a Covid-19 aos seus usuários. A medida foi proposta pelo deputado Vandinho Leite (PSDB) no Projeto de Lei (PL) 8/2021 e deve ser analisada pelos colegiados de Justiça, Saúde e Finanças. 

A vacinação pelos planos de saúde deve ser feita de forma não onerosa. A proposta determina que não poderá ser feita qualquer cobrança de prestação financeira aos usuários, sendo o valor da vacina contra a Covid-19 diluída na composição de custos das mensalidades. 

Para o deputado, os planos de saúde devem auxiliar o poder público no processo de imunização da população. "Com a oferta de vacinas por meio dos planos de saúde, parte da população já será imunizada, auxiliando o Estado no enfrentamento à pandemia, visto que, terá reduzido o seu campo de atuação em relação àqueles que não sejam usuários de planos de saúde, dando atenção à população hipossuficiente".

O deputado reforça ainda que as vacinas são seguras e fundamentais para a saúde pública. "A vacinação é uma das maiores conquistas da humanidade, sendo o meio mais seguro e eficaz de prevenir doenças infectocontagiosas". 


Comentários