Produtores contestam estoque de café anunciado pela Conab - Jornal Fato
Política

Produtores contestam estoque de café anunciado pela Conab

 O deputado Evair de Melo (PV) esteve reunido com ministro da Agricultura, Blairo Maggi


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou uma prévia sobre o estoque de café Conilon no Brasil e revelou que há entre 1,5 e 1,7 milhão de sacas estocadas em Rondônia , Sul da Bahia e no Espírito Santo.

 

Esses números foram contestados pelos produtores e pelos organismos ligados ao setor, uma vez que, de acordo com um levantamento feito por esses órgãos, somente no Espírito Santo há entre 3,7 milhões de sacas, podendo chegar a 4,2 milhões disponíveis para a comercialização. Sem contar 500 mil sacas na Bahia e mais 200 mil em Rondônia.

 

"Estamos indignados com os números divulgados pela Conab, e achamos uma irresponsabilidade e um equívoco o método usado para o levantamento. A metodologia não tem capacidade para identificar todos os cafés disponíveis no mercado, uma vez que ela trabalha com probabilidade e somente com alguns armazéns credenciados. Nossos números, que são reais e rastreáveis, são confiáveis porque fomos a propriedades, pequenas cooperativas, armazéns e com compradores para mostrar que tem café", disse o deputado Evair de Melo (PV).

 

O deputado esteve reunido com ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e entregou um relatório com esses números, assinado por ele, pelo senador Ricardo Ferraço (PSDB) e representantes da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), da Federação de Agricultura do ES (Faes) e do Centro de Comércio de Café de Vitória (CCV), onde mostraram a disponibilidade de café físico.

 

O deputado esteve com o governador Paulo Hartung (PMDB) e este já acionou o presidente porque virou questão de Estado, de política nacional.

 

"Vamos defender o Brasil dessas empresas multinacionais que querem, simplesmente, operar no mercado global, operando com bolsa e massacrando o agricultor. A consequência disso e um impacto negativo na economia brasileira. Não vamos entregar, vamos lutar, e muito, até mostrar que temos a verdade, os nossos números são reais, não há menor necessidade da importação de café", finalizou o deputado.


 

Comentários