Prefeito Luciano é afastado pela 4ª vez - Jornal Fato
Política

Prefeito Luciano é afastado pela 4ª vez

Paiva é acusado de ser integrante de suposta organização criminosa que lesa os cofres públicos


Foto: Arquivo/Fato

 

A instabilidade política continua em Itapemirim. O prefeito Luciano Paiva (Pros) foi afastado novamente do cargo, a partir da decisão do desembargador Walace Pandolpho Kiffer publicada nesta terça-feira (14). Em seu lugar, assumirá a vice-prefeita Viviane Peçanha (PSD). Luciano retornou ao cargo no último dia 06, depois de ficar 15 dias afastado.

 

Paiva é acusado de ser integrante de suposta organização criminosa que lesa os cofres públicos de Itapemirim. Ele foi um dos alvos da operação 'Olísipo II', realizada pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Procuradoria de Justiça Especial e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da Polícia Militar, ocorrida no dia 18 de maio.

 

A primeira fase da Operação Olísipo foi deflagrada no dia 31 de março do ano passado. As investigações começaram em 2013 e foram desenvolvidas pela Procuradoria de Justiça Especial e pelo Gaeco, que colheram provas e fortes indícios do envolvimento de agentes públicos, diversos familiares e interpostas pessoas, em procedimentos licitatórios.

 

Segundo o MPES, as concorrências eram direcionadas, e por vezes superfaturadas, e objetivavam a contratação de apresentações artísticas e shows musicais, contratações de serviços de engenharia e de obras públicas com pessoas físicas e jurídicas, ou ainda locação e aquisição de bens e serviços diversos.

 

O nome da Operação "Olísipo" remonta ao primeiro nome da atual cidade de Lisboa, capital de Portugal. Na povoação, na época sob o domínio do Império Romano, o sobrenome Paiva teve muita importância. Na região, fixaram-se famílias que cultivavam terras e, em troca de comida e de vinho, recebiam proteção. 

Comentários