Prefeito de Vargem Alta tranquiliza moradores sobre coronavírus - Jornal Fato
Política

Prefeito de Vargem Alta tranquiliza moradores sobre coronavírus

O prefeito alerta para a relação de confiança que deve existir entre os moradores e a prefeitura durante essa calamidade pública


Foto: Divulgação

Vargem Alta também está em estado de emergência por conta da pandemia do coronavírus. A prefeitura suspendeu o atendimento ao público em suas repartições por 15 dias, o funcionamento do comércio foi restringido após o Decreto Estadual 4605-R, e as últimas informações da Secretaria Municipal de Saúde dão conta de que há dois casos na cidade com sintomas suspeitos, mas ainda não foi confirmado se esses contraíram a doença.

O prefeito João Altoé confirma esses dados, mas tranquiliza a população vargem-altense. "Todas as medidas indicadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde já foram aplicadas. Assim, esses indivíduos encontram-se em isolamento domiciliar monitorados pela Saúde", diz.

O gestor alerta para a relação de confiança que deve existir entre os moradores e a prefeitura durante essa calamidade pública. "Estamos vivendo momentos difíceis.  Tivemos chuvas, desabrigados e muitos prejuízos materiais e sentimentais com as enchentes. Agora, estamos enfrentando uma situação muito séria, o coronavírus. Não podemos criar pânico neste momento. Precisamos ter calma, obediência e todos os cuidados. As pessoas precisam estar cientes de que cada um precisa fazer sua parte também. Está em nosso site uma série de condutas a serem adotadas para prevenir o contágio. Se cada vargem-altense fizer sua parte, vamos superar mais essa crise juntos. Contribua. Seja um amigo, um colaborador do município neste momento. Peço a todos os cidadãos que colaboram conosco para que possamos evitar a proliferação do vírus para vencermos mais essa dificuldade. Estejam em paz, mas sejamos guerreiros contra a COVID-19", enfatiza.  

Para João, o trabalho dos servidores do Executivo envolvidos no combate à pandemia tem sido extraordinário. "Quero aqui agradecer a equipe e funcionários da nossa Secretaria Municipal de Saúde pelo enfrentamento e doação dos serviços aos que necessitam de ajuda neste momento. Principalmente a nossa equipe da Vigilância Sanitária. Quero agradecer a todos os outros setores e servidores da Administração que estão disponibilizando sua participação para providenciar tudo o que seja necessário nesta crise, para dar suporte. Estão trabalhando incansavelmente para melhor atender os munícipes. E eles estão atentos em relação a tudo que está acontecendo em Vargem Alta neste sentido para que possamos tomar as melhores atitudes. Estamos trabalhando para fazer o nosso melhor, o mais correto, dentro das normas e de nossa capacidade", garante.

Sobre a Campanha Nacional contra a Gripe em Vargem Alta, o gestor diz que "o Ministério da Saúde já nos informou que enviará as novas doses campanha de forma fracionada, ou seja, aos poucos e semanalmente até o término da campanha, que se encerra no dia 22 de maio. Essa entrega será realizada em 14 etapas. Até o momento, recebemos a primeira e segunda remessa da vacina, que corresponde a 1.330 doses. O quantitativo total a ser disponibilizado ao nosso público-alvo é de 5.960 doses, onde serão contemplados todos os grupos prioritários da campanha. Diante desse fato, pedimos que o público-alvo tranquilize-se, pois as doses estão sendo garantidas gradativamente pelo Ministério, de maneira fracionada. Aguardamos ainda para esta semana a entrega da terceira remessa de vacina ao nosso município. As equipes de ESF estão prontamente realizando a administração das doses a medida que elas cheguem ao município", salienta.    

Os boletins informativos sobre o coronavírus no município continuarão sendo divulgados em todos os canais de comunicação da prefeitura. Acompanhe.

 

Veja abaixo as recomendações Vigilância Municipal em Saúde:

- Lave regularmente as mãos até a altura dos punhos com água e sabão;

- Faça uso constante de álcool a 70%, preferencialmente gel, para assepsia das mãos;

- Mantenha distância mínima de 1,5 m de qualquer pessoa que apresente sintomas de síndrome gripal;

- Evite tocar o próprio rosto (olhos, nariz e boca) sem higienização;

- Higienize com frequência, celulares e objetos de uso pessoal;

- Evite abraços, beijos e apertos de mãos;

- Mantenha etiqueta respiratória, cobrindo boca e nariz com lenço descartável, ou na sua falta, utilizando-se do antebraço ao tossir ou espirrar;

- Evite eventos mesmo que familiares, locais de concentração de pessoas e locais fechados, em especial, indivíduos com mais de 60 anos, imunodeprimidos, acometidos por doenças crônicas (diabetes, hipertensão, doenças autoimunes);

- Evite sair de casa;

- Evite viagens que não sejam imprescindíveis, em especial, a áreas onde sabidamente já ocorre transmissão comunitária;

- Priorizar reuniões com utilização de recursos audiovisuais, evitando as presenciais.

Comentários