Pacto reúne governo e prefeituras - Jornal Fato
Política

Pacto reúne governo e prefeituras


Encontro de Secretários de Educação teve debate sobre as ações que serão desenvolvidas em 2018 (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) junto com os secretários municipais de Educação, dos 78 municípios capixabas, deram encaminhamento a um conjunto de ações do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

 

O encontro foi promovido nesta terça-feira (16), em Vitória e nele foram discutidos temas como o repasse de recursos, padronização do currículo e material didático para o Ensino Fundamental, formação de professores e implantação de sistema de gestão escolar integrado entre Estado e municípios.

 

"A partir de agora somos uma só equipe em busca do fortalecimento da aprendizagem dos estudantes capixabas. Vamos articular conjunto de ações em favor da educação pública. Sabemos do grande desafio que é a educação básica. A escola tem que mudar. O regime de colaboração vem para tratar cada local de forma individual, pois sabemos que em cada município há uma situação diferente. Precisamos qualificar a educação desde a creche até o ensino médio, cuidando para que tenhamos uma geração melhor formada no futuro", explicou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

 

O pacto de baseia no apoio à gestão, fortalecimento da aprendizagem e ainda infraestrutura e suporte.

 

Para o secretário municipal de Vargem Alta, Pedro Altoé, "o Pacto veio em boa hora ajudar a fortalecer as ações dos municípios. É fundamental esse ambiente de cooperação entre governos, escola e família. Essa união vai beneficiar ainda mais os estudantes. Gostei muito da proposta da educação socioemocional no currículo. Acho fundamental essa inserção", afirmou.

 

O presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (Undime-ES), Vilmar Lugão de Britto, ressaltou que "temos muitas ações para desenvolver em 2018. Essa é a primeira reunião de muitas que teremos ao longo do ano. É muito importante esse encontro".

 

Pacto pela Aprendizagem no ES

 

O principal objetivo do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é a melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização.

 

As principais metas do Pacto são que os 78 municípios capixabas façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educação também sejam alcançadas. Até o momento, 53 municípios do Estado já assinaram a união ao Paes.

Comentários