Mulheres ocupam mais cadeiras na Câmara dos Deputados - Jornal Fato
Política

Mulheres ocupam mais cadeiras na Câmara dos Deputados

A participação das mulheres na Câmara dos Deputados cresceu nesta legislatura: passou de 55 deputadas para 77


Soraya Santos: "Será que realmente mulher não gosta de política ou era ausência de oportunidade?"

No Dia Internacional da Mulher, a bancada feminina tem o que comemorar na Câmara dos Deputados. Além do aumento de aproximadamente 50% no número de deputadas, pela primeira vez uma mulher ocupa o cargo de 1ª secretária da Mesa Diretora: a deputada Soraya Santos (PR-RJ).

"A 1ª secretaria não é um cargo pequeno, é um cargo de muita responsabilidade. Faz parte das metas da bancada feminina, que é o aumento da representação", disse Soraya após sua eleição no início do mês passado.

A parlamentar atribui o aumento da participação feminina na política à reserva de 30% de candidaturas dos partidos para mulheres e à exigência de que estejam na propaganda política na mesma proporção. "Bastou dar voz - na televisão e rádio -, e recursos para termos o maior aumento de mulheres no parlamento da história do País". 

A maior participação das mulheres na política pode ser comprovada na Câmara, onde a bancada feminina passou de 55 deputadas na última legislatura para 77 neste ano. No total, as mulheres ocupam 15% das cadeiras da Câmara. Um aumento de aproximadamente 50%. "Será que realmente mulher não gosta de política ou era ausência de oportunidade?", questiona Soraya.

"Lugar de mulher é onde ela quiser estar, e nós queremos também mulher na política", resume a Secretária da Mulher da Câmara, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO).

Câmara dos Deputados

Comentários

VEJA TAMBÉM...