Mimoso do Sul apostou na experiência de Giló - Jornal Fato
Política

Mimoso do Sul apostou na experiência de Giló

Com a crise financeira instalada na Prefeitura, eleitorado aposta em ex-prefeito para os próximos quatro anos


Foto: Reprodução

 

Aonda de renovação que grassou nas eleições deste ano, em que muitos políticos tradicionais se afogaram, não chegou com tanta força a Mimoso do Sul. No município, com pouco menos de 30 mil habitantes, mas com problemas estruturais muito maiores do que o orçamento de R$ 70 milhões para este ano de 2016, quase nada sobra para investimentos.

 

Com o quadro agravado pela crise financeira que afeta quase todas as prefeituras, o eleitorado preferiu apostar na experiência do ex-prefeito Ângelo Guarçoni Junior, 57, mais conhecido como Giló (PMDB), que alcançou vitória épica.

 

Quatro anos depois da frustrada tentativa de reeleição, em que foi derrotado pela atual prefeita Flávia Cysne (PSB), 46, por mais de 3 mil votos, deu o troco, com juros e correção, com quase 4 mil votos de vantagem sobre ela. Giló teve 5.995 votos, e ela, 2005.

 

Mas, não era Flávia quem representava a renovação neste pleito. E surfando na onda do novo - contando ainda com o chamado voto útil na reta final - Aos 35 anos, o bancário Airton José Araújo Coimbra (DEM), candidato pela primeira vez, deu muito trabalho, mas morreu na praia. Ficou em segundo lugar com 5.767 sufrágios.

 

Em tópicos, o prefeito eleito fala a seguir do que projeta para o futuro. Confira:

 

Experiência

 

"Fizemos uma campanha muito limpa e transparente. Sem bater em ninguém. Nosso objetivo foi mostrar nosso programa de governo, feito com muita cautela e pé no chão. Algo factível e que pudéssemos cumprir em sua totalidade.  E também que tínhamos feito no passado e mostrar que se houve erros, iremos acertá-los. A gente sempre colocou que a experiência faria muita diferença. E isso foi comprovado nas urnas. Boa parte acreditou e acredita no nosso potencial administrativo e competência. Tenho certeza de que ao juntarmos a experiência do meu vice, Gecemar Pedruzzini (PMDB), sete vezes vereador, e a minha, com três mandatos legislativos e gestor que já fui deste município, a escolha da população foi a mais acertada. E vamos demonstrar isso durante os quatro anos de governo".

 

Finanças

 

"Na última administração, trabalhamos, também, com poucos recursos. Mas conseguimos fazer com que a gente pudesse, ainda assim, fazer investimentos com verba própria. As pessoas sabem da nossa índole e do nosso caráter. A gente trabalhou muito e esse é novamente o nosso objetivo: usar toda a nossa determinação e vontade para que a gente possa, principalmente, atender as coisas básica e que sejam bem-feitas. Uma saúde de qualidade. Não deixar faltar remédios nas farmácias. Queremos fazer que a nossa Educação tenha um novo potencial. Não deixar faltar merenda nas escolas. Trabalhar com a agricultura, que é a vocação do nosso município. Inclusive, já estamos em conversa com a Câmara, para que a rubrica para esta área seja aumentada de 1,5% para 5%. Não deixar que faltem estradas para atender o produtor de todas as localidades. Temos seis distritos. São metas prioritárias da nossa gestão".

 

Transição

 

"Enviaremos no decorrer da semana ofício pedindo para que possamos implantar a nossa equipe de transição. Mas de antemão afirmo que só poderemos fazer as coisas se controlarmos os gastos. Me espelho muito no nosso governador, Paulo Hartung, neste sentido. Nós queremos ter cautela, fazer um bom planejamento. Gerenciar com mão de ferro, essa questão. Não podemos deixar nenhuma torneirinha pingando nenhuma gota. Temos que cortar todos os gastos públicos. Vamos fazer fusão de secretarias. Serão as medidas dos primeiros dias de nossa gestão. A gente não pode errar".

 

União

 

"Queremos fazer um governo transparente. Que a sociedade participe. Conclamar os outros grupos políticos e partidários que estiveram neste pleito para que a gente possa fazer a união em prol de Mimoso do Sul. O nosso objetivo é dar ao povo uma melhor qualidade de vida. Buscar os recursos necessários junto aos nossos aliados, no governo estadual, o próprio governador e todas as secretarias estão de portas abertas. É claro que devido à crise, não podemos esperar muito neste momento, mas temos o governo federal, através de nossos deputados Manato, Lelo, Evair de Melo, enfim, todos aqueles mais ligados ao sul do estado. A senadora Rose de Freitas e tenho certeza que os demais senadores também nos serão solícitos, como sempre foram: Magno Malta e Ricardo Ferraço, que sempre foi meu amigo".

 

Câmara

 

"Nós elegemos cinco vereadores. O grupo do candidato Marcelo Pessanha Elegeu cinco também. E o da prefeita Flávia, um.  Queremos conduzir isso da melhor forma possível. Aqueles que se elegeram nestes grupos, são pessoas que conhecem a nossa índole, e nossa trajetória na política. Tenho certeza de que no momento exato, vamos sentar com todos os vereadores para que a gente possa realmente fazer uma boa coisa para Mimoso. Não podemos trabalhar de forma diferente, que não seja unidos. Temos que largar as ideologias partidárias. A campanha já passou. E a partir de primeiro de janeiro será um novo momento".

 

Agradecimentos

 

"Gostaria de agradecer aos 5995 eleitores que estiveram juntos conosco, mas ressalvar que não governarei só para eles, mas, sim, para a totalidade da sociedade de Mimoso do Sul. Fui eleito prefeito para trabalhar por toda a população, independente do voto. Também agradeço às pessoas que trabalharam com a gente. Às que confiaram desde o início. Aos vereadores eleitos, aos que não se elegeram. Mas, o maior agradecimento que quero fazer é para a minha família de forma geral, mas, em especial à minha esposa, Telma, ao meu filho, Ângelo Guarçoni Neto, que nos últimos dias da campanha deixou seu serviço, em Itaperuna - RJ, para vir nos ajudar nesta caminhada que foi difícil. Andamos muito. Não medimos esforços para visitar as comunidades. Talvez não tenha havido tempo para ir em todas, mas agradeço àquelas que nos acolheram com muito carinho e respeito. Isso nos deu ânimo e a certeza de que tudo daria certo. Como deu".

Comentários