Lorena mostra força com multidão e estrutura ao lançar pré-candidatura

Com apoio do PSB, PDT e PSDB, e a presença de deputados estaduais e vereadores, evento lotou o clube Jaraguá e serviu para demonstrações de apoio ao projeto político

06/06/2024 10:30
Lorena mostra força com multidão e estrutura ao lançar pré-candidatura /Fotos: Ronaldo Santos/Jornal Fato

O lançamento da pré-candidatura de Lorena Vasques (PSB), na noite de quarta-feira (5) foi uma demonstração de força. Em números de participantes, foi o evento mais representativo da pré-campanha eleitoral até agora. Com o Jaraguá entupido de gente, criou-se o fato político. E com as superprodução do evento, se mostrou que estrutura não vai faltar na caminhada.

Com bandeirinhas, adesivos, recursos tecnológicos para a postagem da participação nas redes sociais, e até banda música, a reunião lembrou ? guardadas as devidas proporções ? as convenções norte-americanas. E o desfile de políticos no palanque e no telão, deram a demonstração de que Lorena não está frágil e nem sozinha.

Foram mais de duas horas de evento. Faltaram cadeiras para acomodar todos os presentes. Sobraram entusiasmo, elogios e recados.

O prefeito Victor Coelho (PSB) aproveitou para prestar contas das agruras e êxitos de seus dois mandatos até aqui e, com saldo que considera positivo, aproveitou para reforçar a necessidade de continuidade do projeto. E a continuidade atende pelo nome de Lorena.

Victor fez muitos agradecimentos à equipe e, principalmente a esposa, Keila Vetoraci, a quem, numa quebra de protocolo, fez questão de beijar em público no meio do discurso.

Percebe-se nela leveza de quem chega à reta final de mandato com a certeza do dever cumprido e altas expectativas de que mais uma vez conseguirá fazer história em Cachoeiro de Itapemirim.

Enumera que foi o prefeito mais votado do município, ?o único sem nenhuma ação por improbidade administrativa?, e quer participar, agora, da eleição da primeira mulher para o cargo.

Além do prefeito, também tiveram a oportunidade de falar o deputado estadual Tyago Hoffman, e Alberto Gavini, ambos do PSB.

Hoffman lembrou que cumpriu estágios semelhantes aos que Lorena galga agora. Economista, atuou em cargos técnicos em pastas chave da primeira gestão do governador Renato Casagrande (PSB), sendo alçado, em 2022 à candidatura e eleição a deputado. Ou seja, a mesma transição entre técnica a política que pré-candidata ensaia agora.

A participação de Gavini foi como presidente estadual do PSB. Como porta voz, ele garantiu que o governador Renato Casagrande apoia Lorena Vasques, e que a eleição dela é prioritária para o partido.

Casagrande também apareceu no telão, com mensagem gravada, enaltecendo as qualidades da pré-candidata, e evidenciando sua confiança nela, sem, no entanto, prudentemente, declarar apoio explícito, o que, se espera, deve ocorrer na convenção. Até lá, haverá ainda muita articulação.

 

Também ocupou o telão a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), que viu semelhanças entre a sua e a trajetória de Lorena.

Tabata está atualmente pré-candidata a prefeita de São Paulo e, como a correligionária cachoeirense, abriu caminho através da educação. E tal qual Lorena, enfrenta as dificuldades comuns às mulheres na política dominada pelos homens.

O vereador Alexandre de Itaoca (PSB) falou pelos parlamentares atuais que estão no apoio a Lorena.

Até agora, as articulações trouxeram para o grupo, além do PSB, o PDT e o PSDB.

Márcia Profeta falou pelos pré-candidatos a vereador, que são 60 na aliança entre os três partidos.

Lorena encerrou a noite com um longo discurso. Agradeceu a Deus, ao prefeito Victor Coelho, a quem chamou de líder, ao governador, à Tabata, Gavini, Hoffman, familiares e funcionários da prefeitura.

A primeira parte de seu discurso serviu como apresentação. Contando sobre sua origem: moradora do bairro Amaral, filha de pais comerciantes, aluna no Ateneu, Cristo Rei e Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.

Frisou os anos e as dificuldades que superou na Grande Vitória, que ajudaram a fazer dela uma mulher ?forte, batalhadora e guerreira, que não desiste dos seus sonhos?.

E do ingresso na Prefeitura de Cachoeiro, dois anos após retornar ao município para acompanhar a mãe diagnosticada com câncer.

Na gestão pública, teve crescimento gradativo, degrau a degrau. De gerente a 'suspersecretária' ? de Obras e Manutenção e Serviços -, em ciclo iniciado em 2017.

Ela revela que se apresenta como pré-candidata para ?ajudar a mudar a realidade e a vida das pessoas?.

E, para entender os anseios da comunidade, pretende contar com a colaboração delas na construção de seu plano de governo, através de ferramenta na internet para coletar sugestões. Já tem grupo formado com essa finalidade.

?Pude nesses anos, na Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim sentir a sensação mais linda que já vivi: a alegria de poder fazer entregas, melhorando a vida das pessoas e mudando a realidade do cidadão cachoeirense, com muito trabalho, dedicação e abrindo ão das minhas vontades pessoais?.

A trajetória na Prefeitura mostra evolução. Agora, os desafios são na seara política. Se até então pode se dedicar exclusivamente a atuação técnica, Lorena terá que se desenvolver na articulação eleitoral.

Mostrou força, da qual vai precisar como a escolhida de um projeto que sofre com o desgaste natural do tempo e para romper as barreiras que impediram que até agora, 157 anos após a emancipação, mulher alguma tenha alcançado o cargo mais importante da gestão municipal.