Lei institui incentivo à agricultura orgânica - Jornal Fato
Política

Lei institui incentivo à agricultura orgânica

O objetivo é articular programas, projetos e ações que estimulem o desenvolvimento da Agroecologia


Foto: Divulgação

Sancionada recentemente, a Lei 10.951/2018 instituiu a Política Estadual de Produção Agroecológica e Orgânica. O objetivo é articular programas, projetos e ações que estimulem o desenvolvimento da Agroecologia.  Para falar sobre o tema, o coordenador de projetos da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), Luciano Fasolo, participa do Programa Negócios da Terra, da Record News, que vai ao ar neste domingo (20) às 7h, com reprise às 11h.

O coordenador explica que a lei incentiva o produtor a realizar a transição de um modelo convencional de agricultura, que utiliza insumos químicos e agrotóxicos, para modelos mais sustentáveis, preservando o meio ambiente. Neste processo é fundamental a inclusão das diversas entidades que fazem parte da cadeia produtiva, como universidades, instituições que atuam no desenvolvimento da agroecologia, organizações não governamentais e associações de produtores. 

Hoje cerca de 300 agricultores no Estado estão regularizados no Ministério da Agricultura para produzir alimentos agroecológicos. Mais 1600 propriedades estão migrando do modelo convencional de agricultura para a produção de orgânicos.

Somente na Grande Vitória já são 24 feiras que comercializam produtos orgânicos. Clique aqui [https://seag.es.gov.br/feiras-agroecologicas-e-organcias] e confira a lista com dias e horários de cada uma delas.

Comentários