Intercâmbio ES e prefeitura portuguesa visa inovação

Em missão em Portugal, governador Renato Casagrande assinou acordo de cooperação com a cidade de Braga

04/11/2019 16:30
Intercâmbio ES e prefeitura portuguesa visa inovação /Foto: Divulgação

O Espírito Santo e a cidade de Braga, na região norte de Portugal vão fazer intercâmbio por meio do desenvolvimento científico, inovação tecnológica, empreendedorismo, cultura e turismo. O acordo foi assinado na tarde desta segunda-feira (4) pelo governador Renato Casagrande e o presidente da Câmara Municipal de Braga (equivalente a prefeito no Brasil), Ricardo Rio.

Para Casagrande, o Espírito Santo espera se tornar referência em inovação como é a cidade de Braga. "Será uma marca em nossa gestão e Portugal deu um salto qualitativo nessa área. E inovação está ligada ao turismo, à cultura e criatividade", ponderou o governador.

Ricardo Rio afirmou que o momento é de pôr em prática as ações do acordo e divulgar o Espírito Santo em Portugal. "Que esse acordo se traduza em ações concretas, elaborando projetos que valorizem nossos territórios e nossos cidadãos. Que tenhamos um laço importante a partir de hoje com o Espírito Santo", comentou.

O acordo tem duração de três anos e não implica em transferência de recursos financeiros. O objetivo é o intercâmbio de informações. Para a secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, terá foco maior nas áreas do turismo religioso e do empreendedorismo, já que Braga é considerada uma das cidades mais visitadas em Portugal devido a esse segmento de turismo, o que resulta em bons exemplos que podem ser aprendidos.

O governador Casagrande e comitiva também visitaram duas empresas de inovação em Braga. A Startup Braga, referência em incubação de startups, e INL - Instituto de Nanotecnologia.