Hartung recebe estudantes medalhistas do conhecimento - Jornal Fato
Política

Hartung recebe estudantes medalhistas do conhecimento

A reunião aconteceu ontem no Palácio Anchieta e objetivou homenagear os alunos


Foto: Divulgação

 

A importância do conhecimento para o crescimento profissional e pessoal. Esta foi a ênfase do discurso do governador Paulo Hartung ao receber em audiência alunos, professores e diretores do Sistema Sesi e Senai do estado. A reunião aconteceu ontem no Palácio Anchieta e teve o objetivo prestar uma homenagem aos alunos medalhistas nas Olimpíadas do Conhecimento.

 

O evento é considerado o maior torneio de educação profissional das Américas. Entre os dias 10 e 13 de novembro, mais de mil competidores de 27 estados estiveram em Brasília para participar das Olimpíadas do Conhecimento.

 

Pela primeira vez, o Espírito Santo foi classificado e ficou no nono lugar geral. Foram apresentados 30 projetos de produtos e processos inovadores desenvolvidos por 38 alunos e professores em parceria com técnicos de empresas. Deste total, oito ganharam medalhas. O objetivo das Olimpíadas é promover o empreendedorismo, a criatividade e a cultura da inovação por meio do desenvolvimento de projetos inovadores.

 

A primeira fase da competição é estadual, em seguida ocorre a nacional. Os alunos classificados passam a concorrer em nível internacional, dependendo da pontuação obtida por cada projeto. "Vocês projetaram o Espírito Santo em nível nacional no que há de mais importante: o conhecimento", disse Hartung.

 

Dificuldades

 

Hartung contou sobre as dificuldades que os alunos tinham em adquirir conhecimento no passado e que hoje as novas tecnologias facilitam este acesso. "Não se acomodem com esta medalha, que ela seja um estimulador para todos. Quem coloca mão na taça e se acomoda perde tempo. Desejo que vocês sigam em frente, ralando, ajudando suas famílias e ajudando o Espírito Santo e o Brasil a se projetar no campo do conhecimento", conclui o governador.

 

Investimentos em qualidade foram decisivos para a vitória

 

Com 38 competidores participando em 21 ocupações da indústria, como mecânica, solda, informática, construção civil, entre outras, os alunos do Sesi e Senai do Espírito Santo conseguiram trazer para o estado oito medalhas. O feito inédito é atribuído pelo diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Luis Carlos Vieira, aos investimentos realizados pelo Sistema S nas escolas Sesi e Senai.

 

"Este sucesso é, sem sombra de dúvidas, resultado da política de investimentos realizada pelo Sistema das Indústrias nas escolas. Estamos colocando R$ 200 milhões em nossas escolas", disse ele.

 

Vieira ressaltou que os alunos capixabas competiram com 27 estados da federação, incluindo alunos do Ifes, e conseguiram atingir a nona colocação nacional. "Isto significa que nosso estado e nossas escolas estão preparadas para competir em condições de igualdade com todas. Temos laboratórios, oficinas e professores que podem participar de competições como esta em todas as competências da indústria", enfatizou.

 

Ele contou que este ano foi lançado o desafio de ficar entre os 10 primeiros do Brasil e esta meta foi atingida. Para as próximas olimpíadas que vai acontecer em 2018, a meta é ficar entre os cinco primeiros lugares.

 

Entre os projetos apresentados está o da Casa Popular Inteligente realizada pelos alunos do Sesi de Vila Velha. O grupo ganhou a medalha de prata na categoria "Construção e Edificação".

 

Com o projeto Carro Conceito Compartilhável, os alunos do Senai de Aracruz foram destaques.

 

A equipe de Aracruz também ficou com o segundo lugar na classificação geral do desafio Grand Prix Senai de Inovação elaborando ideias para empresas como Bosch, Boticário, Renault e Lakes's Fish. Também tiveram medalhas em trabalhos individuais em várias competências ligadas à indústria.

 

De acordo com Luis Carlos Vieira, os projetos serão patenteados. "Já temos diversos empresários de fora do estado tentando adquirir os direitos destes projetos, porque eles caracterizam uma inovação do ponto de vista do conceito. Eles serão patenteados e nós vamos disponibilizá-los para as indústrias por meio dos alunos das escolas", disse ele.

Comentários