Hartung prega cautela aos prefeitos eleitos - Jornal Fato
Política

Hartung prega cautela aos prefeitos eleitos

Governador ser reuniu com Victor Coelho, eleito em Cachoeiro, e também os eleitos de mais quatro municípios


 

 

Auxiliar os jovens prefeitos eleitos que irão assumir, pela primeira vez, no próximo mês de janeiro o comando do Poder Executivo Municipal. Foi com esse objetivo que o governador Paulo Hartung recebeu, no final da manhã desta terça-feira (04), os jovens prefeitos eleitos em Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, Pedro Canário e Rio Novo do Sul. O encontro foi realizado no gabinete do governador, no Palácio Anchieta, em Vitória.

 

Além de serem eleitos para o primeiro mandato, todos possuem menos de 40 anos e representam a renovação na administração pública capixaba. Neste sentido, além do governador e do secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, participaram do encontro representantes de classes empresariais jovens que atuam no Estado.

 

"Celebramos jovens eleitos para funções importantes. Recebemos essa turma para estimular outros jovens a exercerem o papel de liderança, não apenas na vida pública, mas também na privada. Colocamos na mesma mesa futuros gestores e jovens empreendedores para mesclarem em suas gestões boas iniciativas da área privada na área pública com foco em ações empreendedoras", destacou Paulo Hartung.

 

Por conta da crise socioeconômica que castiga o país e tem gerado queda na arrecadação pública e 12 milhões de desempregados, durante a reunião, Hartung pregou cautela aos jovens prefeitos eleitos. O governador recomenda que sejam criadas equipe técnicas de transição para avaliarem a peça orçamentária do município prevista para o exercício fiscal do próximo ano.

 

"Não tenham pressa. Não é corrida de 100 metros. É uma maratona. É importante manter o ritmo, ou seja, tem que ter planejamento e gestão técnica. Façam o diagnóstico certo e tomem as medidas que precisam. Não tenham medo e nem arrogância para agir, porém sempre conversem e comunique com a sociedade a realidade do município", aconselhou o experiente governador.

 

 

Encontro com todos os prefeitos

 

Durante a reunião, o governador Paulo Hartung anunciou que, após o segundo turno do atual processo eleitoral, irá reunir todos os prefeitos, eleitos e reeleitos, para discutir gestão pública, austeridade fiscal, empreendedorismo e funcionamento da máquina pública.

 

"Ao término do período eleitoral vamos fazer um encontro com todos os prefeitos do Estado e trazer técnicos para conversar sobre gestão e criar planos de atuação. Vamos tentar dar aos municípios um pouco de condições para enfrentar este período socioeconômico desafiador que estamos vivenciando", disse.

 

 

Prefeitos aprovam encontro

 

Cinco entre os seis jovens prefeitos eleitos participaram do encontro. O único ausente foi Alencar Marim eleito em Barra de São Francisco. Os participantes aprovaram o encontro e afirmaram que foi uma oportunidade de iniciar o diálogo com o Governo do Estado para implementação de políticas públicas modernas e ferramentas de gestão.

 

"Vamos buscar novas práticas de gestão junto ao Governo do Estado. Rio Novo não tem muita renda. Temos que fazer muito com o que temos. Tenho 30 anos e sei de minhas responsabilidades. Se nós, candidatos de primeira viagem, praticarmos velhas práticas da política, aí que a população vai ficar mais descrente ainda. Está na nossa responsabilidade demonstrar que podemos fazer diferente  e que existe a boa política", comentou o prefeito eleito de Rio Novo do Sul, Thiago Fiorio.

 

 

Prefeitos eleitos presente

 

- Anchieta: Fabricio Petri.

- Cachoeiro de Itapemirim: Victor Coelho.

- Ibatiba: Luciano Salgado.

- Pedro Canário: Bruno Araújo.

- Rio Novo do Sul: Thiago Fiorio.

 

Instituições jovens presentes

 

- Presidente FECAJE: Luiz Felipe

- Presidente Cindes Jovem: Vitor Lomba

- Presidente IBEF Jovem: Pedro  Dias

- Presidente CDL Jovem: Bruno Mazzei

- Líderes do Amanhã: Luana Romero.

- Diretora Relações Institucionais da FECAJE: Sophia Nardoto.

Comentários