Hartung almoça com Temer e Maia para resolver impasse da BR 101 - Jornal Fato
Política

Hartung almoça com Temer e Maia para resolver impasse da BR 101

O encontro foi realizado no Palácio do Planalto, em Brasília


O governador explica que a retomada da Samarco é necessária para o crescimento econômico

 

O governador Paulo Hartung almoçou com o presidente da República, Michel Temer, ambos do PMDB, no começo da tarde de ontem, para discutir uma solução para as obras de duplicação da BR 101.

 

Na oportunidade, Hartung também defendeu a importância da retomada do funcionamento da mineradora Samarco e da renovação da concessão da ferrovia Vitória-Minas, que tem como compensação por parte da mineradora da Vale a construção de um novo ramal ferroviário interligando Vitória à região sul do estado.

 

O encontro foi realizado no Palácio do Planalto, em Brasília. Também participaram da agenda o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e os ministros da Secretaria do Governo, Antônio Imbassahy e da Casa Civil, Eliseu Padilha.

 

Durante o encontro, o governador detalhou os atrasos nas obras da BR 101 e a preocupação após o anúncio da diretoria da concessionária Eco 101, que informou que não pretende cumprir o contrato que prevê a duplicação da BR no Espírito Santo.

 

"Imediatamente o presidente Temer ligou para o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, orientando sobre as formas de agir e buscar por soluções. Na segunda-feira, vamos discutir o tema, em reunião que será realizada no Estado, com Jorge Bastos", adianta o governador.

 

Desaprova

 

Paulo Hartung desaprova o descumprimento do contrato por parte da concessionária e defende o diálogo como solução para os que os impasses para não prejudiquem os capixabas.

 

"Decisão unilateral inadequada e precipitada, que vai na contramão do que o país precisa. Se há problemas na relação contratual, as questões devem ser passadas a limpo. Não ignoramos o que está sendo alegado pela concessionária, mas um contrato não pode ser quebrado desta maneira. Temos que ter segurança jurídica", pondera.

 

BR 101

 

O contrato com a Eco 101 foi assinado em 2013. A concessionária administra um trecho de 475,9 quilômetros no Espírito Santo e também um trecho que corta o sul da Bahia. A concessionária argumenta que entre os motivos para a interrupção das obras de duplicação na rodovia estão a falta de recurso, por não ter recebido o repasse total prometido pelo governo federal por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES); as questões ambientais e a morosidade em relação a desapropriações.

 

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) aponta que R$ 30,5 bilhões de investimentos em estradas estão paralisados em todo o Brasil.

 

O governador explica que a retomada da Samarco é necessária para o crescimento econômico

 

Vale formaliza proposta para ramal ferroviário

 

A Vale já formalizou esta semana junto ao governo federal a proposta para construção do novo ramal ferroviário como contra partida a renovação da concessão da via. A indicação já foi apresentada e aprovada pelo governador Paulo Hartung.

 

O investimento previsto está estimado em aproximadamente R$ 1 bilhão. A nova ferrovia será uma importante realização para dinamizar a economia da região sul do estado e viabilizar importantes projetos na área portuária.

 

Apesar da concessão da Ferrovia que interliga Vitória-Minas espirar em 2026, a empresa já iniciou o processo de renovação e o investimento no novo ramal ferroviário seria uma contrapartida da mineradora para manutenção da permissão de uso da Vitória-Minas.

 

"Essa ferrovia pode possibilitar a viabilização de três importantes projetos portuários na região sul do Estado. Estamos participando das discussões. A palavra final é do governo federal, mas estamos atuando em conjunto com nossa bancada federal para possibilitar estes importantes investimentos que serão estratégicos para dinamizar a economia e cadeia de fornecedores no sul do Estado", detalha Hartung.

 

Samarco

 

O governador explica que a retomada da Samarco é uma outra ação estratégica necessária para auxiliar a retomada do crescimento econômico do Estado e do país. "A Samarco é uma empresa de impacto econômico nacional. Estamos defendendo a volta do funcionamento da empresa, mas com absoluta segurança", pondera o governador.

 

 

 

Comentários