Hartung alerta eleitos para que reavaliem promessas - Jornal Fato
Política

Hartung alerta eleitos para que reavaliem promessas

Uma das principais sugestões aos prefeitos é a criação de equipe técnica para avaliar os orçamentos municipais para 2017


Foto: Soraia Chiabai

 

ADI-ES

 

Rever alguns projetos previstos nos planos de governo apresentados durante a campanha eleitoral reavaliando as promessas em função das dificuldades financeiras que terão que enfrentar é a sugestão do governador do Estado, Paulo Hartung, para os prefeitos eleitos no último domingo (02) e que vão tomar posse em janeiro de 2017.

 

Nesta terça-feira (04) Hartung, às 15h00, se reúne, em seu gabinete, com os mais jovens prefeitos do Espírito Santo, com idade até 40 anos, eleitos para o primeiro mandato. Pretende alertar sobre o quadro desafiador que vão encontrar, com despesas em alta e receitas em queda. O governador pretende assegurar a todos um tratamento igualitário por parte da administração estadual.

 

Uma das principais sugestões aos prefeitos é a criação de equipe técnica para avaliar os orçamentos municipais para 2017, que serão enviados para as câmaras municipais, e o Orçamento do Estado, que já está na Assembleia Legislativa.

 

"É fundamental que os prefeitos eleitos tomem posse consciente do quadro que estamos vivendo neste País. É um quadro desafiador. É importante que se olhe os orçamentos do próximo ano e faça uma reavaliação da estimativa de receita para que se possa tocar as prefeituras", disse o governador.

 

Participam da reunião os prefeitos eleitos de Cachoeiro, Victor Coelho (PSB), 40 anos, e de Anchieta, Barra de São Francisco, Ibatiba, Rio Novo do Sul e Pedro Canário.

 

"Estou satisfeito", diz governador sobre eleição

 

Em entrevista coletiva, realizada ontem, no Palácio Anchieta, o governador Paulo Hartung avaliou como positivo o pleito eleitoral e se disse satisfeito com a postura isenta adotada por ele durante a campanha.

 

"É uma evolução da minha atitude diante do processo eleitoral. Acho que na vida a gente vai amadurecendo e estou satisfeito com esta maneira com que o governo conviveu no primeiro turno e vamos repetir no segundo turno", disse o governador.

 

Hartung ressaltou que teve participação mínima no processo eleitoral. Segundo ele, no início, não influenciou ou interferiu, liberando todos os políticos que foram buscar seu apoio e queriam se candidatar para tocarem seus projetos pessoais. E durante, liberou sua equipe para participar, mantendo-se preservado.

 

"Temos uma equipe heterogênea, com pensamentos políticos diferentes e todos foram liberados para apoiar quem quisessem. Demos um passo importante preservando o trabalho do governo", disse Hartung.

 

Durante o período da campanha, o mandatário esteve por 20 dias em viagem ao exterior e também viajou pelo Brasil fazendo palestras. "A gente cumpriu um caminho razoável, primeiro de deixar o jogo ser montado e depois de respeitar o desenvolvimento eleitoral. Terminamos ontem (domingo) quase invicto em termos de não envolvimento do governador no processo", disse ele.

 

Frieza

 

Para o governador, as eleições deste ano registraram população afastada do processo. Ele atribui este comportamento a um sistema político desatualizado. "Foi uma eleição gelada, marcada pelo distanciamento do eleitor, que está deixando de votar. É uma coisa preocupante para o político brasileiro. Meu diagnóstico é que este sistema político está muito longe da população. Precisamos mudar isto", disse Hartung que avalia este comportamento como um recado dos eleitores para os políticos brasileiros.

 

Hartung defende o financiamento público e exclusivo das campanhas.  

Comentários