Governador sugere que prefeitos cuidem das receitas e despesas - Jornal Fato
Política

Governador sugere que prefeitos cuidem das receitas e despesas


Foto: Leonardo Nunes/ Secom

 

ADI - ES

 

Cuidar pessoalmente das receitas e despesas das administrações municipais. Esta foi uma das principais dicas do governador Paulo Hartung na palestra proferida no Seminário de Orientação a Prefeitos. Realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), o evento aconteceu na tarde desta segunda-feira (12).

 

O governador foi o primeiro palestrante do seminário e falou sobre "Desafio de Gestão e da Inovação no Setor Público em Tempo de Crise". Em sua palestra, Hartung chamou a atenção dos prefeitos eleitos e reeleitos para que fiquem atentos às novas ferramentas de gestão disponíveis para que possam administrar observando as receitas e despesas e manterem as contas em equilíbrio.

 

"Está muito difícil administrar. O dinheiro está curto e é preciso controlar as despesas sabendo que muitas já foram contratadas antes de vocês assumirem. É preciso muita criatividade e inovação. Tenho certeza de que todos os 78 municípios do estado estão com as contas apertadas e é preciso cuidar das despesas e receita com zelo, tomando conta todos os dias para ver como elas se comportam", disse o governador.

 

Mais uma vez Hartung ressaltou a importância de os prefeitos montarem equipes com profissionais capacitados e de fazer o ajuste fiscal já observando o orçamento municipal para 2017.  Para o governador, mesmo com a crise vivida no país, é possível manter as contas em dia e fazer as ações prioritárias.

 

"Adie tudo o que é possível de ser adiado. Corte tudo o que não é prioritário. Só assim será possível manter o prioritário funcionando e ter um débito zero", disse o governador, que exemplificou com as ações realizadas em sua administração: antes de assumir o mandato em 2015, ele fez o ajuste no orçamento - o que possibilitou alterar a situação prevista de déficit orçamentário para aquele ano.

 

Ajuste

 

Com o ajuste fiscal e cortes de despesas, o governo, segundo Hartung, está conseguindo recursos para investir em ações prioritárias, como a implantação do projeto Escola Viva, que prevê 12 novas escolas de tempo integral para 2017 e a implantação de cinco Unidades de Cuidado Integral à Saúde nos municípios de Nova Venécia, Linhares, Guaçuí, Domingos Martins e Santa Teresa, Unidades Cuidar, para garantir maior resolutividade no atendimento ao cidadão também para o próximo ano.

 

Parcerias

 

Fazer parcerias com a iniciativa privada também foi dica do governador. Ele cita como exemplo o programa Ocupação Social, realizado pelo governo, que oferece capacitação profissional para jovens que não estudavam e nem trabalhavam. Por meio de parceria com Sebrae, Sesi e Senai, o governo oferece cursos para jovens de 25 comunidades em todo o estado.

 

O governador defendeu também a ampliação do diálogo com a comunidade para criar políticas públicas que atendam as demandas reais da sociedade. "Precisamos criar políticas públicas que interajam com a comunidade. Temos que olhar para frente. Esta crise vai passar. A boa notícia é que vocês vão terminar o mandato com a economia do país voltando a crescer", concluiu ele.

 

Comentários