Farmácias vão ter que divulgar lista com nomes de genéricos - Jornal Fato
Política

Farmácias vão ter que divulgar lista com nomes de genéricos


Foto: Divulgação

 

Leandro Moreira

 

As farmácias de Cachoeiro de Itapemirim que estejam participando do Programa Farmácia Popular, do governo federal, podem ser obrigadas a fixar cartaz com listagem dos nomes dos medicamentos disponibilizados pelo programa.

 

A iniciativa é do vereador Elio Carlos Silva de Miranda (PDT), através de projeto de lei que já tramita na Câmara Municipal. De acordo com ele, a relação com os nomes deverá ser afixada de forma destacada, de preferência no balcão da farmácia; e deve conter também informação sobre a falta de medicamento e prazo para regularização do fornecimento.

 

Elio informou que enviou sua equipe para realizar pesquisa de campo sobre o assunto. "Na maioria das vezes, a rede privada de farmácias coloca somente um funcionário no atendimento ao cliente que procura o remédio, obrigando-o a esperar até a sua vez de ser atendido, para só então saber que não há o medicamento pretendido no estoque da farmácia".

 

O vereador acredita que o projeto evita que o consumidor perca tempo na procura da medicação e que os maiores beneficiados são as pessoas mais carentes que sofrem com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Uma vez em vigência, o descumprimento da lei implicará em multa ao estabelecimento no valor de R$ 1 mil, dobrando em caso de reincidência.

 

Comentários