Famílias rurais capixabas conhecem ações do Funsaf

As reuniões de apresentação são realizadas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca

18/08/2015 00:00

 

Na quinta-feira(20), famílias rurais, agroindústrias e cooperativas capixabas da região Sul do Estado terão a oportunidade de conhecer o Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf).

As reuniões de apresentação são realizadas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (Fetaes).

A segunda reunião do Funsaf será realizada em Castelo, na Sede do Sindicato dos Trabalhadores, às 9h00. Durante o encontro, serão apresentadas as ações do Funsaf, fundo que irá financiar projetos produtivos coletivos da agricultura familiar capixaba.

Uma apresentação similar foi realizada, ontem, no município de Colatina. O evento, que contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, do diretor presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), José Maria Abreu Junior, do presidente da Fetaes, Júlio Cezar Mendel, do gerente de Agricultura Familiar da Seag, Luiz Carlos Bricalli, e demais autoridades da região, reuniu cerca de 100 pessoas no auditório do Sindicato dos Trabalhadores do município.

?O Governo do Estado tem dado mais visibilidade à agricultura familiar e o Funsaf vai possibilitar que esses investimentos fortaleçam o setor. De início, serão liberados R$ 3 milhões para assentamentos da reforma agrícola e, logo em seguida, R$ 9 milhões para a agricultura familiar em geral?, destaca o secretário Octaciano Neto.

Segundo o presidente da Fetaes, Júlio Cezar Mendel, é preciso fazer políticas públicas para que o homem permaneça no campo. ?O Funsaf é um dos pontos de reivindicações dos trabalhadores rurais que foram atendidos pelo Governo Estadual. Precisamos fortalecer para que as famílias rurais permaneçam no campo?, completa.

O presidente da associação dos pequenos agricultores de Córrego Dummer, comunidade localizada no município de Colatina, comemora as ações do Funsaf. ?Vejo no Funsaf uma oportunidade de beneficiar a minha comunidade. Plantamos café, mas estamos iniciando o plantio da pimenta-do-reino. Vamos fazer um projeto para adquirirmos um secador para a pimenta e a reposição de secadores de café defasados?, explica.

 

Box

Sobre o Funsaf

 

O que é o Funsaf?

O Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar, o Funsaf, é um instrumento criado para democratizar o acesso a recursos financeiros entre associações e cooperativas de agricultores familiares do Espírito Santo, que conta com o apoio técnico e financeiro integrado entre o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Funsaf vai possibilitar a ampliação dos investimentos do Governo do Estado destinados ao fortalecimento da agricultura familiar.

 

Qual o objetivo do Funsaf?

O objetivo do Funsaf é apoiar financeiramente projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico e social dos agricultores familiares capixabas.

 

Que tipos de projetos podem ser apresentados?

O Funsaf irá apoiar projetos relacionados à organização dos processos de produção, à agroindustrialização, ao beneficiamento e à comercialização, à gestão dos empreendimentos, à qualificação da prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) e ao desenvolvimento de pesquisas agropecuárias voltadas para agricultura familiar.

 

Qual será a taxa de juros dos financiamentos?

Não há taxa de juros. Trata-se de um fundo não reembolsável.

 

Quem pode apresentar os projetos?

Os projetos podem ser apresentados por associações e cooperativas de agricultores familiares e instituições que desenvolvam pesquisas agropecuárias ou prestem serviços de assistência e extensão rural.

 

Como os projetos são selecionados?

Os projetos são selecionados por meio de Chamadas Públicas, de acordo com critérios estabelecidos em edital.

 

 

Serviço:

Apresentação do Funsaf

Castelo

Quinta-feira, às 9h00

Sindicato do Trabalhadores Rurais de Castelo