Ex-governador Beto Richa é preso durante operação - Jornal Fato
Política

Ex-governador Beto Richa é preso durante operação

O político aparecia em segundo lugar nas pesquisas do Ibope, com 28% da intenção de votos


O ex-governador do Paraná, Beto Richa, candidato ao Senado pelo PSDB, foi preso na manhã desta terça-feira (11), durante Operação Piloto, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em Curitiba. O político aparecia em segundo lugar nas pesquisas do Ibope, com 28% da intenção de votos. O político foi alvo de um mandado de busca e apreensão, mas ainda não há informação sobre os motivos da prisão.

De acordo com a Polícia Federal (PF), essa foi mais uma ação ostensiva decorrente da chamada Operação Lava Jato. O objetivo é apurar o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos e privados no Estado do Paraná. Aproximadamente 180 policiais federais cumprem 36 ordens judicias nas cidades de Salvador/BA, São Paulo/SP, Lupianópolis/PR, Colombo/PR e Curitiba/PR.

Durante a investigação constatou-se que o suposto pagamento milionário, feito no ano de 2014, pelo Setor de Operações Estruturadas do Grupo Odebrecht, visava possível direcionamento do processo licitatório para investimento na duplicação, manutenção e operação da rodovia estadual PR-323 na modalidade parceria público-privada.

As condutas investigadas podem configurar, em tese, os delitos de corrupção ativa e passiva, fraude à licitação e lavagem de dinheiro.

O nome da operação remete a codinome atribuído pelo Grupo Odebrecht, em seus controles de repasses de pagamentos indevidos, a investigado nesta operação policial.

Os presos foram conduzidos à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba/PR, onde permanecerão à disposição da Justiça.

 

Comentários