Estratégias de Governo para fazer a diferença - Jornal Fato
Política

Estratégias de Governo para fazer a diferença


Fotos: Fred Loureiro

 

A gestão política e estratégica das prioridades do Governo é a principal função dos dirigentes públicos de primeiro escalão. É essa gestão que faz a diferença na escolha e no direcionamento das ações de Governo, segundo afirma o consultor Claudio Porto, presidente da Macroplan, que falou sobre esse e outros assuntos durante uma oficina de gestão estratégica de projetos realizada com secretários de Estado e dirigentes de autarquias da administração estadual, na manhã dessa quarta-feira (24), no Palácio da Fonte Grande, em Vitória.

 

Durante a reunião, promovida pela Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), e que envolveu 35 executivos do Governo do Estado, Claudio Porto destacou que um dos fatores de sucesso da gestão  política é uma boa comunicação do governante e de sua equipe com a sociedade, visando a obter apoio e legitimidade em relação às escolhas estratégicas do Governo. "E isso se torna ainda mais importante quando se está num momento de austeridade, de contenção de recursos, de sacrifícios. Porque na escassez as escolhas ficam mais difíceis e os apoios mais necessários", afirma o consultor.

 

Ele diz que em períodos de crise econômica e de escassez de recursos é importante para o Governo obter o apoio e a coparticipação da sociedade em iniciativas de interesse público, citando como exemplo a melhoria da Educação e da Segurança Pública. "Está provado que uma boa Educação não depende só da qualidade da escola e dos professores, mas também do engajamento das famílias. E, na Segurança, além de uma boa ação policial, é necessário que haja uma colaboração efetiva de cada comunidade", explica Claudio Porto.

 

Uma boa gestão do risco político, objetivando assegurar melhor ambiente de negócios e atração de mais investimentos, e governabilidade e liderança em tempo de crise também foram outros temas abordados.

 

Porto, que há anos acompanha os cenários de gestão pública nos âmbitos nacional e estadual, afirma que, especialmente nos últimos anos, o Espírito Santo tem sido um dos Estados que melhor tem conseguido lidar com situações de crise e escassez de recursos. "O Governo do Estado, com boa compreensão do cenário de crise, atuou com antecipação em questões como escolha de prioridades, contenção de despesas e gestão de expectativas", exemplifica ele.

 

E Claudio Porto foi além, destacando ações do Governo na comunicação com a sociedade. "Há aqui um esforço mais intenso e coordenado, inclusive nas redes sociais. Outro ponto muito importante é o exemplo. A forma como o Governo atua não só tem sido um bom exemplo para dentro de casa, mas também para outros Estados do país", afirma o consultor.

Comentários