Estado promove debate sobre a política da assistência

Rodrigo Coelho assumiu a secretaria no início do mês e promete reformulações

11/02/2016 00:00

Os secretários municipais de Assistência Social irão se reunir com os técnicos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Políticas para Mulheres (SEASM) para discutir sobre a execução da política da assistência no Estado.

 

Na semana passada, o secretário estadual Rodrigo Coelho, a subsecretária Clarice Imperial, e a presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Cogemases) Cyntia Grillo trataram da transferência de recursos ?Fundo a Fundo?, a reestruturação da Secretaria e dos polos de Assistência Social.

 

O encontro com os gestores municipais, que irá acontecer na segunda-feira (16), às 9h00, no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), foi decidido nesta reunião para discutir sobre as reestruturações que estão em estudo.

 

Para a presidente do Cogemases, a aproximação do Estado com os municípios é uma ação que resulta em ganhos para a população. Já o secretário Rodrigo Coelho reforça a importância do fortalecimento na relação com os municípios e a descentralização na política da assistência.

 

?A descentralização permite o desenvolvimento e efetividade de ações, compreendendo e atendendo as demandas específicas de cada localidade. Vamos trabalhar junto aos municípios, para que a execução de atividades que promovam a inclusão social e a melhoria na qualidade de vida da população do nosso Estado" afirma o secretário.

 

Reformulação

A partir do dia 1º de fevereiro, quando da posse, o secretário de Estado de Assistência Social e Política para as Mulheres, Rodrigo Coelho, iniciou o processo de reformulação administrativa na pasta com o objetivo de adequá-la aos projetos que serão executados.

 

Uma das ações é a consolidação do Sistema Único da Assistência Social (Suas), conforme prevê a determinação do governo federal. E ainda a implantação de uma gestão regionalizada e a institucionalização do projeto Família Acolhedora, que, segundo o secretário, adota padrões mais adequados para a adoção de crianças.

 

O momento também é de realizar o levantamento de informações da estrutura da secretaria e definir prioridades no intuito de potencializar as ações com alto teor de resolutividade.

 

?É comum na política ser falado que a prioridade é a família. E a única secretaria que tem como foco de trabalho a família é a de Assistência Social. Por isso, estamos adaptando a nossa composição para prestar serviço de excelência aos capixabas, o que só é possível com a contribuição dos municípios?, disse Coelho.