Estado fica de fora das medidas contra a seca - Jornal Fato
Política

Estado fica de fora das medidas contra a seca


Foto: Reprodução

 

O governo federal anunciou ontem o investimento de R$ 755 milhões de investimento em Medidas Emergenciais Contra a Seca em 15 estados, mas deixou de fora o Espírito Santo.

 

Diante dessa decisão, o deputado federal Evair de Melo (PV), imediatamente, reagiu e está cobrando dos ministros da Agricultura Blairo Maggi, da Casa Civil Eliseu Padilha, do Desenvolvimento Agrário Osmar Gasparini Terra e da Presidência da República, explicações sobre a exclusão dos capixabas das medidas e disse que exigirá informações detalhadas sobre a aplicação desses recursos.

 

"Há três anos estamos passando por uma terrível estiagem e nada foi feito, exceto uma mísera resolução do Conselho Monetário Nacional somente para prorrogar uma parte das nossas dívidas ao bel prazer deles. Estou indignado, insatisfeito e vou querer explicação detalhada da aplicação desses recursos tendo em vista que o Espírito Santo também faz parte da Sudene e sofre há três anos. Nem visita no Estado nos recebemos", disse o deputado Evair de Melo.

 

Por causa da seca que assola o Espírito Santo o deputado esteve em várias ocasiões com essas autoridades para buscar soluções que pudessem amenizar os prejuízos causados e evitar que a situação se agravasse ainda mais, uma vez que o Estado tem na agricultura, uma de suas atividades econômicas mais importantes e os produtores viram suas lavouras se perderem por conta da falta de água.

 

Além disso, diversos municípios do Estado também fazem parte da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e onde os 15 estados beneficiados com as medidas anunciadas também pertencem. Os recursos anunciados pelo presidente serão para a construção de 133 mil cisternas, microaçudes e programas de acesso à água nos 15 estados do país que sofrem com a seca.

Comentários