Eleição com mais de 1,7 milhão de mesários - Jornal Fato
Política

Eleição com mais de 1,7 milhão de mesários

Os mesários são cidadãos que trabalham no dia das eleições para organizar o pleito no ato da votação nas seções eleitorais


No próximo dia 2 de outubro, as eleições municipais 2016 contarão com 1.770.252 mesários em todo país. Desse número, 593.859 são voluntários. Os mesários são cidadãos que trabalham no dia das eleições para organizar o pleito no ato da votação nas seções eleitorais.

 

A Justiça Eleitoral convoca, preferencialmente, eleitores da própria seção e, dentre eles, têm preferência os que tenham nível de escolaridade superior, os professores e os serventuários da Justiça (Código Eleitoral - artigo 20, parágrafo 2º).

 

A Secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal Superior Eleitoral, Adaires Lima, destaca que sem os mesários seria impossível realizar as eleições.

 

"O mesário tem uma importância fundamental no processo democrático. Ele é o representante da Justiça Eleitoral no dia das eleições em cada seção eleitoral. Ele é o responsável por verificar a documentação e os procedimentos técnicos a serem realizados. Em síntese, o mesário é responsável por verificar se aquele eleitor que está votando tem as condições legais para realizar o ato", explicou.

 

Mesário voluntário

 

Com o objetivo de incentivar o trabalho voluntário na prestação de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos, a Justiça Eleitoral criou o programa Mesário Voluntário, no qual todo eleitor maior de 18 anos pode se dispor a trabalhar no dia das eleições.

 

Adaires esclarece que o interessado a atuar como mesário nas eleições pode se cadastrar a qualquer tempo.

 

"Os Tribunais Regionais Eleitorais disponibilizam no próprio site um banner. Basta clicar e preencher o formulário se qualificando como mesário voluntário. Essa iniciativa é muito importante porque o número de mesários necessários para a realização de uma eleição é muito grande e a colaboração do cidadão é fundamental". Ela ressalta, no entanto, que as convocações para as eleições deste ano já estão encerradas.

 

 

Comentários