Desafio de novo secretário é dar continuidade a transparência pública - Jornal Fato
Política

Desafio de novo secretário é dar continuidade a transparência pública


Marcos Paulo Pugnal, 42 anos, assumiu a Secretaria de Estado de Controle e Transparência

Lorena Meireles

ADI-ES

 

Com a missão de dar continuidade aos trabalhos da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), deixados pelo delegado da Polícia Federal (PF), Eugênio Ricas, que vai comandar a Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado da PF, em Brasília, assume o também delegado da PF Marcos Paulo Pugnal, 42 anos. O capixaba contou que neste primeiro momento toma conhecimento e estuda os segmentos da pasta, e que seu trabalho será baseado em continuidade.

 

"É um desafio para mim. Muito mais fácil quando a situação não é das melhores, mas o Espírito Santo é referência em transparência, nosso portal é o mais bem avaliado do País", afirmou Pugnal.

 

Um dos desafios do secretário é ajudar os municípios do interior que tiveram avaliações abaixo da média, no ranking da Escala Brasil, da Controladoria Geral da União (CGU). De acordo com Pugnal 30 tiveram avaliações com notas abaixo de 6.0 e outros dez tiveram nota zero.

 

"Trabalhamos uma parceria com os municípios levando treinamento, palestras e cursos para o combate a corrupção e transparência nas contas públicas do governo estadual. Vamos disponibilizar um código fonte, que possa ser alimentado e propiciar ao cidadão acesso ao controle social das contas", explicou.

 

Marcos Pugnal destacou que o Estado precisa do cidadão para fiscalizar, e essa realidade pode ser conferida graças ao trabalho da Secont, da Ouvidoria, do Portal da Transparência e ao um app batizado de "Fiscal Cidadão", que possibilita denúncias de irregularidades ou sugestões de melhorias.

 

Projeto aproxima interior nas contas públicas

 

Recém reformulado, o projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Esesp. São oferecidos workshops com duração de quatro horas, compartilhando com municípios de todas as regiões do Estado conhecimentos da Secont sobre Transparência Pública, Lei de Acesso à Informação e Legislação Anticorrupção. A partir do próximo ano, será incluído o tema Controle Interno.

 

Para 2018 a proposta é que também seja oferecida a modalidade a distância, em parceria com a Esesp, com objetivo de ampliar o acesso às capacitações principalmente do interior do Estado.

 

Municípios com notas de avaliação abaixo da média

 

São Domingos do Norte, Água Doce do Norte, Muniz Freire, Vargem Alta, Iúna, Colatina, Jerônimo Monteiro, Montanha, Itarana, Mantenópolis, Marataízes, Ibiraçu, Pinheiros, Bom Jesus do Norte, Barra de São Francisco, Guaçuí, Ibitirama, Mucurici, Irupi, Divino de São Lourenço, Apiacá, Castelo, Ecoporanga, Itapemirim, João Neiva, Pedro Canário, Ponto Belo, Rio Bananal, Sooretama, Vila Valério.

Comentários