Deputado cobra execução das obras da EF-118

Planejada em duas fases, ferrovia tem potencial para melhorar a logística do Sul do Espírito Santo.

23/03/2023 09:52
Deputado cobra execução das obras da EF-118 /Foto: Divulgação

Em discurso realizado na Câmara dos Deputados na terça-feira, o deputado federal Victor Linhalis cobrou o início das obras da EF-118, estrada de ferro a ser construída pela Vale que vai ligar o Espírito Santo ao Rio de Janeiro, como compensação da renovação antecipada da concessão da ferrovia Vitória-Minas.

Em 2020, por conta da renovação antecipada da concessão da ferrovia Vitória-Minas, a Vale assumiu, junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Governo Federal, que iria executar a obra do trecho da EF-118 entre Cariacica e Anchieta (Ubu) e entregar pronto o projeto de engenharia do trecho entre Anchieta e São João da Barra (Norte do Rio).

?As obras já deveriam estar próximas de começar uma vez que a antecipação da renovação da Vitória-Minas foi concedida a empresa. A EF-118 é um compromisso que não foi honrado ainda e que muito atrapalha o desenvolvimento logístico do Espírito Santo?, afirmou o deputado.

Esta ferrovia é o primeiro trecho de ligação do Espírito Santo com o Rio de Janeiro, com pouco mais de 70 quilômetros de extensão. É um dos projetos estruturantes considerados mais importantes para o sul do Espírito Santo. Sua efetivação pode contribuir, inclusive, para as atividades do Porto Central, cujo início da construção é aguardado há mais de uma década em Presidente Kennedy.

?A comunicação ferroviária entre os estados vizinhos não é um capricho: faz parte de uma estratégia de logística que vai beneficiar o país com a ampliação da malha em uma região com potencial de desenvolvimento portuário. Mais competitividade e produtividade com diversificação econômica e geração de empregos?, reforçou.