Delandi propõe mutirão para regularizar motofrete - Jornal Fato
Política

Delandi propõe mutirão para regularizar motofrete

A proposta foi anunciada em reunião realizada em Vitória com diretor geral do Dentran, Givaldo Vieira


O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) criou um grupo de trabalho para buscar alternativas de atendimento às demandas apresentadas pela Comissão de Motofretistas de Cachoeiro. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (11) pelo diretor geral do órgão, Givaldo Vieira, em reunião realizada em Vitória com o representante dos motofretistas, Paulo Vitor Freitas, o vereador Delandi Macedo (PSC), o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Barbosa Junior, e o o secretário municipal de Governo, Paulo Miranda. 

Delandi, membro da comissão, entregou a Givaldo um documento com as reivindicações dos motofretistas. A principal delas é a isenção ou parcelamento da taxa de R$ 320 para a troca da placa, conforme exige a nova legislação municipal da atividade, prestes a entrar em vigor. O vereador propôs, inclusive, que seja feito um mutirão, com participação dos órgãos estaduais em parceria com os municipais, que ofereça anistia de taxas para agilizar a regulamentação de veículos e condutores, além de oferecer orientação e treinamento para os profissionais. 

Segundo o vereador, o diretor do Detran destacou que as taxas são reguladas por lei, e, portanto, o órgão não tem autonomia para modificá-las. No entanto, mostrou-se disposto a fazer a interlocução com o governo e outras instâncias, na busca de uma solução. "Mostramos que se trata de uma maneira de promover a inclusão social, gerar trabalho e fortalecer a economia. São demandas legítimas e positivas para a sociedade", afirma Delandi. 

O grupo de trabalho do Detran tem o prazo de 30 dias para apresentar seu estudo e propostas. As decisões não ficarão restritas aos profissionais de Cachoeiro, isto é, terão caráter estadual, já que o órgão atende a todo o Espírito Santo.

 

Comentários