Cassação: ?o maior prejudicado sou eu? - Jornal Fato
Política

Cassação: ?o maior prejudicado sou eu?

Estevão Machado (PMDB) deve assumir a prefeitura, por ter sido o 2º colocado nas eleições de 2012


Foto: Divulgação

 

Leandro Moreira

 

É comum ver de longe o sorriso exigindo do maxilar daqueles que acabam de tomar posse em cargos eletivos. É a concretização da vontade popular, que se configura em prestígio para o escolhido pela maioria no processo democrático. Porém, em Itapemirim, onde a instabilidade política já é habitual, outro inusitado ocorrerá: uma posse tomada pela tristeza.

 

Acontece que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu pela cassação do mandato do prefeito Luciano de Paiva (Pros), que poderá ser substituído pelo ex-vereador Estevão Machado (PMDB), que ficou em segundo lugar nas eleições de 2012 - ano em que o DEM ingressou com ação contra Luciano por abuso de poder econômico.

 

A tristeza de Estevão tem como nascedouro o longo tempo (a tirar pela duração de um mandato) para a Justiça Eleitoral 'bater o martelo'. "Se eu tinha direito de assumir o cargo de prefeito, tinha que ter acontecido lá trás. Se há alguém prejudicado, essa pessoa sou eu".

 

O peemedebista teve 10.227 votos, contra 15.941, de Luciano. A derrota política veio mesmo com o apoio da ex-prefeita Norma Ayub (DEM), que terminara seu segundo mandato; do deputado Theodorico Ferraço (DEM) e do governador Paulo Hartung (PMDB). Já a vitória jurídica tardou e chegou sem alterar o sabor daquela perda.

 

"O TRE já enviou a decisão para o cartório de Itapemirim, estou aguardando a notificação para assumir o cargo. Estou tranquilo, porém... não posso dizer que há prazer; são somente 30 dias, diante de um direito que eu tinha para quatro anos", reforçou. "Vou assumir por respeito ao eleitor, uma vez que o mandato pertence ao povo".

 

Tempo

 

Depois dos quatro anos que viraram 30 dias, há os 30 dias que se encolhem para 15. Isso porque, geralmente, o exercício financeiro das prefeituras termina na metade de dezembro. Ou seja, não haverá muita coisa a ser feita, além de alteração no primeiro escalão.

 

"Farei algumas mudanças, pois vou precisar de pessoas de confiança do meu lado. Porém, vou alterar o mínimo possível. Não vou tentar prejudicar as pessoas. Vou tentar fazer o melhor possível e minimizar os problemas, naquilo que couber".

 

Ficha-suja

 

Quanto a uma ação judicial seguinte no intuito de impedir que Luciano de Paiva assuma no próximo dia 1º - ele foi reeleito neste ano -, alegando um possível enquadramento na lei da Ficha Limpa, o peemedebista descarta. "Não vou mexer isso, vejo que seja natural o DEM dar continuidade. Mas, não farei".

 

Depois do pleito de 2012, Estevão, que já presidiu a Câmara Municipal de Itapemirim, conseguiu triunfo nas urnas nas eleições deste ano, conquistando 761 votos. 

Comentários