Casagrande anuncia outros 5 nomes para a sua equipe - Jornal Fato
Política

Casagrande anuncia outros 5 nomes para a sua equipe

Estão definidos definidos os futuros gestores da Secretaria de Estado de Cultura, Banestes, Bandes; Cesan; e do Corpo de Bombeiros


- Foto:Raphael Marques

O governador eleito, Renato Casagrande, anunciou na tarde de ontem, mais cinco membros da sua equipe de governo. Fabricio Noronha foi escalado para comandar a Secretaria da Cultura; Vasco Cunha será o presidente do Banestes; Angelo Baptista assume a presidência do Bandes; Alcio de Araújo comandará a Cesan; e o Cel Cerqueira será o comandante geral do Corpo de Bombeiros.

Casagrande destacou que o futuro secretário de Cultura, Fabricio Noronha, é um produtor cultural com envolvimento na economia criativa. "Isso garante a ele uma comunicação e uma interlocução muito fácil com todas as manifestações culturais do nosso Estado. A gente quer fortalecer a relação com todos os artistas capixabas e queremos também difundir a cultura capixaba para o Brasil e para o mundo, e a tecnologia nos permite isso. Ele irá trabalhar também no fortalecimento do conselho estadual e no aperfeiçoamento dos editais. Esse é um caminho que nós estamos apontando", disse.

Sobre o anuncio dos presidentes para Banestes e Bandes, Casagrande disse que terão muita orientação para que tenha bons resultados. "O Banestes precisa ser um banco que acumule cada vez mais resultados, que tenha produtos de interesse dos capixabas e dos brasileiros, porque hoje os bancos virtuais permitem que você possa atuar em todo o país. Nossa orientação é profissionalizar cada vez mais a gestão."

Para Casagrande, a Cesan é uma das empresas mais importantes do Estado. "Escolhemos um profissional experiente, com muita capacidade de liderança. Terá a missão de buscar recursos próprios do resultado da empresa, buscar recursos de financiamento e de parcerias com o setor privado, para que a gente amplie a capacidade de investimentos em saneamento, que é ainda uma necessidade para a população capixaba", frisou.

Já o Corpo de Bombeiros, segundo Casagrande, vai trabalhar sempre buscando respostas mais rápidas para qualquer necessidade que aconteça. "Vai ser também um instrumento de desenvolvimento do Espírito Santo, porque todas as licenças hoje passam pelo Corpo de Bombeiros. É importante que a gente dê respostas rápidas para ajudar nesse desenvolvimento", disse.

 

Saiba mais:

Fabrício Noronha - Secretário de Cultura

 

Fabrício Noronha, 34 anos, é artista e produtor cultural. Graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolve, ao longo dos últimos 10 anos, projetos e produtos em todo o território nacional, na área de tecnologia, educação e cultura - dialogando com coletivos de arte, artistas, pesquisadores, institutos culturais e universidades. Como idealizador e coordenador de projetos culturais, trabalhou de maneira recorrente com Fundação Itaú Social, Instituto Unibanco, Fundação Vale, Itaú Cultural, FLUP, Oab, Médicos Sem Fronteiras, entre outros. É diretor do premiado Fábrica. Lab, maior festival de artes integradas do Espírito Santo. Fala sobre economia criativa e música toda quarta, ao vivo, 17h30, na Band News FM ES. Em 2012, coordenou a Estação Porto, extinto espaço cultural da Prefeitura de Vitória, onde realizou uma intensa agenda de eventos que lhe levou a indicação de "Capixaba do Ano" do concurso de A Gazeta. Foi um dos criadores do Cine Falcatrua - onde realizou curadoria de diversos eventos de arte e cultura livre no Brasil e no exterior. 

 

 

Angelo Baptista - Presidente do Bandes

 

Angelo José de Carvalho Baptista, 54 anos, é Economista formado pela UERJ.

Tem 30 anos de carreira profissional, sendo 20 na área de logística. Foi Presidente das seguintes empresas: CODESA, Porto do Itaqui, Ferrovia Transnordestina; e Diretor da Rumo Logística e da Brado Logística. Atualmente é consultor.

 

 

Vasco Cunha Gonçalves - Presidente do Banestes

 

Vasco Cunha Gonçalves, 49 anos, é formado na UNEB em Administração com habilitação em Comercio Exterior. Pós-graduado em Finanças. Atualmente é diretor presidente do Banco de Brasília S.A. Possui cursos de especialização em: Gestão de risco operacional; Desenvolvimento de Competências de Liderança e Administração de Conflitos; Formação em Mercado Financeiro; Matemática Financeira e Cálculos com HP12C; Básico de Cambio; Análise de crédito; Planejamento Estratégico; entre outros. Foi escriturário e caixa bancário do Centro Tecnológico e Brasília; foi operador de Mercado e Gerente da Mesa de Operações do Banco de Brasília; foi diretor Financeiro da Empresa Regius; foi Gerente de Negócios e relacionamento com o mercado na empresa BRB.

 

 

Alcio de Araújo - Presidente da Cesan

 

Alcio de Araújo, 65 anos, é formado em Administração e Ciências Econômicas. Atualmente é membro do conselho de Administração do Grupo SEI. Trabalhou na Nestlé Brasil por 35 anos, desenvolvendo as seguintes funções: consultor na área de recursos humanos e gestão de pessoas; gerente executivo de recursos humanos e relações institucionais da Chocolates Garoto; gerente de remuneração e benefícios; gerente de relações trabalhistas e sindicais; auditor e analista contábil. No primeiro governo Casagrande foi secretário de Gestão e recursos humanos e secretário de projetos especiais e ações metropolitanas.

 

 

 

Cel Cerqueira - Comandante Geral do Corpo de Bombeiros

 

Cel Alexandre dos Santos Cerqueira, 47 anos, casado. Graduado em administração e direito na UFES, especialista em administração pública na UGF, mestre em administração na UFES e doutorando em administração na UFES. Concluiu o Curso de Formação de Oficiais em 1º lugar, no ano de 1993. Possui cursos de Mergulho, Salvamento em Alturas; Busca em Estruturas Colapsadas, além dos cursos de Busca e Resgate no Japão e Salvamento com Embarcações em Portugal. Comandou a Cia de Busca e Salvamento, 3º BBM em Cachoeiro de Itapemirim e o 1º BBM em Vitória. Chefiou o Centro de Atividades Técnicas, onde coordenou a construção do novo Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico e, a implantação do Sistema Integrado de Atividades Técnicas. Atuou como Diretor de Pessoal, Orçamento e Finanças. 

Atualmente exerce a função de Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Comentários