Capixaba assume presidência do Conseagri - Jornal Fato
Política

Capixaba assume presidência do Conseagri


O Secretário de Agricultura do Espírito Santo, Octaciano Neto, é o primeiro capixaba a assumir a presidência do conselho nacional (Foto: Divulgação)

O secretário de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag), Octaciano Neto, foi eleito na manhã desta quarta-feira (25), em Brasília, presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Agricultura (Conseagri). Será a primeira vez que um capixaba assumirá o comando do colegiado.

 

A escolha do nome de Octaciano foi feita na abertura do PEC Brasília 2017, realizado no Parque de Exposições Agropecuárias Granja do Torto, e contou com a participação dos secretários da Agricultura de diversos estados. Ele assume no lugar do secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul, Ernani Polo.

 

O Conseagri é um colegiado deliberativo que é formado pelos secretários de Agricultura de todos os estados. O objetivo do conselho é unificar os procedimentos adotados pelos estados e, junto ao Governo Federal, tratar dos assuntos relacionados às demandas do setor agrário e agropecuário de todo o País.

 

"É uma grande felicidade e responsabilidade assumir a presidência do Conseagri. Ainda mais sendo o primeiro capixaba a ocupar esse posto. A agropecuária é muito importante na nossa economia. O PIB do setor, por exemplo, cresceu 15% no primeiro semestre deste ano se comparado com o mesmo período do ano passado, mostrando a força e a importância da agricultura em todo o Brasil", pontuou Octaciano.

 

O novo presidente do Conseagri destacou que as prioridades à frente do colegiado serão: Seguro agrícola, contra perdas causadas, principalmente, por fenômenos climáticos; as regras de inspeção animal; e o crédito rural, destinado a custeio, investimento ou comercialização.

 

Octaciano permanecerá como presidente do Conseagri até o próximo mês de março, quando assumirá o posto o secretário da Agricultura da Paraíba, Rômulo Montenegro.

Comentários