Capitão Assumção é solto

STF acata decisão da Assembleia Legislativa e emite na noite desta quinta-feira alvará de soltura de deputado estadual acusado de propagar fake news

08/03/2024 10:26
Capitão Assumção é solto /Reprodução/Instagram

Detido preventivamente desde 28 de fevereiro, por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), por conta de acusações sobre suposto envolvimento em milícia digital, em investigação no âmbito do Inquérito das Fake News, o deputado estadual capixaba Capitão Assumção (PL), enfim, foi solto na noite de ontem (07).

O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou a decisão da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e determinou a imediata soltura do deputado estadual do PL.

Na última quarta-feira (06), o plenário, numa sessão histórica, votou pela revogação da prisão de Assumção.

Eram necessários pelo menos 16 votos a favor, mas o placar foi amplo pela soltura de Assumção, que recebeu o apoio de 24 colegas.  O deputado estadual estava encarcerado no quartel da Polícia Militar, em Vitória. De acordo com a Constituição, os parlamentos têm poder de decisão sobre a prisão de seus membros eleitos quando esta não é realizada em flagrante.  

Das posições pelo relaxamento da prisão, foram decisivas as emitidas por deputados alinhados ao Partido Liberal. Já os quatro votos contrários vieram de PSOL, PT e PSB.

 

Magno Malta

Correligionário de Assumção, o senador pelo Espírito Santo Magno Malta postou vídeo no Instagram na noite de ontem comemorando o fim da prisão.

O senador informava que o ministro do STF, Alexandre de Moraes, havia acabado de emitir o mandado de soltura do deputado estadual.

 

 

?Capitão Assumção está solto, é dia de Vitória, dia de liberdade, a nossa Assembleia Legislativa deu uma lição ao Brasil. Parabéns aos deputados, parabéns ao Espírito Santo?, declarou Malta.